Veterinário da Adapar destaca a importância da campanha de atualização de rebanhos

No dia primeiro de Maio, teve início a Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná. O médico veterinário da Adapar, Rafael Souza Bernabé, esteve na Ipiranga FM, destacando que a atualização é obrigatória para os proprietários de animais das espécies bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.
Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail ou outra informação), o telefone para contato é (41) 3200-5007.
Um ponto importante abordado foi a necessidade de declaração, independentemente da quantidade de animais na propriedade. Mesmo se o produtor possuir apenas um animal, a atualização é obrigatória.
Bernabé também mencionou que é fundamental regularizar a situação caso algum animal tenha sido abatido ou tenha falecido. Ele alertou que, após a campanha, serão verificadas as propriedades que não realizaram a atualização, o que pode acarretar em penalidades, como o bloqueio da guia de trânsito e multas.
Ao longo da entrevista, foi destacado o papel da campanha na manutenção do status sanitário do Paraná, livre da febre aftosa sem vacinação. Bernabé enfatizou que o controle e a erradicação de doenças são prioridades da Adapar, e a atualização de rebanhos fornece dados essenciais para essas medidas.
Para mais informações, os interessados podem contatar a Adapar de Palmeira, através do WhatsApp 3252-3893 ou visitar o escritório localizado na Rua 15 de novembro, 137.
Texto da redação com informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Casos de dengue em Palmeira sobem de 5 para 10 em uma semana
O número de casos confirmados de dengue em Palmeira dobrou em uma semana, passando de cinco para dez, segundo o boletim divulgado ontem (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde. O município já registrou 102 notificações da doença, das quais 52 foram descartadas e 40 seguem em investigação. Entre os Leia Mais