Em 2024, a Solenidade da Anunciação do Senhor, que normalmente ocorre todo dia 25 de março, será excepcionalmente transferida devido à relevância da Semana Santa. Na Anunciação do Senhor, recordamos o momento em que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador, e é graças ao seu “sim” que a encarnação do Filho de Deus se concretizou no ventre de Nossa Senhora.
A solenidade da Anunciação, usualmente celebrada com grande reverência, é classificada como uma das mais importantes no calendário litúrgico. No entanto, devido à segunda-feira Santa cair no dia 25 de março em 2024, a Solenidade da Anunciação será transferida para segunda-feira, 8 de abril.
A Semana Santa, que ocorrerá de 24 a 30 de março em 2024, é uma celebração de importância suprema na fé cristã, superando qualquer outra solenidade ou festividade. Durante esse período, nenhum outro santo ou santa é honrado, evidenciando a magnitude e a singularidade desses dias dedicados à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.