Dia do DeMolay é comemorado nesta segunda-feira (18)

Dia do DeMolay é comemorado nesta segunda-feira (18)

Publicado em: 18 mar, 2024 às 16:45

Nesta segunda-feira, dia 18 de março, comemora-se o Dia do DeMolay, uma data significativa para a Ordem DeMolay, um grupo de jovens que tem sua origem nos Estados Unidos em 1919, apoiado e patrocinado pela Maçonaria. Este movimento, desde então, tem se dedicado à formação de líderes e cidadãos exemplares, enfatizando valores como honestidade, lealdade, tolerância e amor fraterno.

O Mestre Conselheiro do Capítulo Alfredo Bertoldo Klass, de Palmeira, Emanuel Cândido, compartilhou sobre a essência da Ordem DeMolay e seu significado para a comunidade local. “A Ordem DeMolay foi estabelecida para orientar jovens que necessitam de mentoria e direção em suas vidas, oferecendo valores essenciais e oportunidades de liderança”, explicou Cândido.

Fundada por um Maçom visionário chamado Frank Sherman Land, a Ordem DeMolay cresceu para se tornar uma organização internacional, acolhendo jovens entre 12 e 21 anos incompletos. Seus princípios são guiados pelos ensinamentos do patrono Jaques DeMolay, um Cavaleiro Templário que legou lições de honestidade, lealdade e amor fraterno. Os membros da Ordem DeMolay são incentivados a buscar uma conexão espiritual e a aderir aos princípios das “Sete Luzes”, que representam virtudes como amor fiel, cortesia e patriotismo.

Emanuel explicou também sobre a estrutura da Ordem DeMolay, ele detalha que a unidade básica da organização é chamada de “capítulo”, e destaca que no estado do Paraná existem 48 desses capítulos, distribuídos por mais de 30 cidades. Em nível nacional, a presença da Ordem DeMolay é ainda mais ampla, estando presente em todos os estados do Brasil, com centenas de capítulos em atividade.

Ele enfatiza a importância do capítulo de Palmeira, que foi estabelecido em 1º de setembro de 2018 e leva o nome de Alfredo Bertoldo Klass, um ilustre cidadão local, o qual foi combatente da Força Expedicionária Brasileira e Prefeito da cidade. Este capítulo tem desempenhado um papel significativo na formação de jovens participantes ao longo de cinco anos de atuação. O objetivo principal é lapidar o caráter dos jovens para que, ao atingirem a maioridade, possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Emanuel também explica, que o ambiente da Ordem DeMolay é fraternal e propício para o desenvolvimento de habilidades. Ele destacou que os jovens são incentivados a discutir problemas, expressar suas ideias e realizar trabalhos sociais construtivos (…). “É um ambiente fraternal, composto por jovens, onde se desenvolve a capacidade de liderança, o senso de trabalho em equipe, a cidadania, a tolerância, o respeito ao próximo, responsabilidade, respeito à hierarquia, criatividade, capacidade de tomada de decisão, sentimento fraternal, envolvimento social e oratória, podendo assim me fazer perceber com mais clareza que quanto mais os jovens são mais estimulados a discutir o problema, expressar suas ideias, desenvolvendo um trabalho social e construtivo, visando sempre uma mão fraterno e respeitoso entre eles, e a sociedade, os frutos disso serão sempre excepcionais e o mais importante, a garantia de um bom futuro”, disse.

Ao final, ele destaca que: Ser útil à sociedade não exige ser um DeMolay, mas ressalta que para ser um DeMolay é necessário ter um compromisso com o serviço à sociedade.

 

Texto: Da redação

Foto: DeMolay Paraná / redes sociais