Os estoques de sangue das 22 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrentam uma queda significativa durante os feriados, período em que a demanda por sangue aumenta consideravelmente nos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado. A situação torna-se mais crítica devido ao aumento no número de traumas registrados nesses períodos.
Para assegurar que a distribuição de sangue permaneça equilibrada e atenda às necessidades dos hospitais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca a urgência de doações de sangue por parte da população.
A diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, enfatiza que cada doação pode impactar positivamente até quatro vidas.”No processo da doação de sangue, são captados, em média, de 450 a 470 mls por bolsa, e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro tipos de componentes sanguíneos: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que é o plasma fresco congelado. Sendo assim, cada bolsa, cada doação, pode ajudar até 4 vidas”, destaca Vívian Raksa.
Para realizar a doação, é necessário que o doador tenha entre 16 e 69 anos completos, pese no mínimo 51 quilos, goze de boa saúde, esteja bem alimentado, hidratado e apresente um documento de identidade com foto. Homens podem doar sangue a cada dois meses, totalizando quatro vezes ao ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações ao ano.
O Hemepar ressalta a importância do agendamento prévio de doações devido à validade das bolsas de sangue e para proporcionar um atendimento mais ágil. Os doadores podem realizar o agendamento online, contribuindo para manter os estoques de sangue em níveis adequados e garantir a pronta resposta às necessidades hospitalares.
Texto: Da redação
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN