Historiadora comenta sobre a tradição do Novenário da Festa da Padroeira

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Palmeira, dá início na quarta-feira 29 de novembro, ao novenário em preparação para a Festa da Padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em entrevista à Rádio Ipiranga, a historiadora local, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, compartilhou detalhes sobre a tradição do novenário na Matriz, iniciada nos anos 1980.
A entrevista abordou a origem da devoção à padroeira, remontando à decisão de Ana Maria da Conceição de doar terras para a construção da igreja em 1819. Vera destacou a importância da educação e da imigração na propagação da fé mariana nas comunidades locais, evidenciando como as práticas religiosas começaram nas escolas criadas pelos imigrantes.
A historiadora também mencionou a mudança na igreja com a introdução das normas do Concílio Vaticano II pelo Padre Geraldo Augusto de Oliveira, que enfatizou a participação ativa dos leigos. Vera também ressaltou a importância da Legião de Maria na organização das celebrações e na manutenção da devoção mariana.
A evolução dos tríduos para novenários nas comunidades foi discutida, destacando a participação intensa dos paroquianos. A entrevista abordou momentos marcantes, como a visita das comunidades à casa da mãe durante as celebrações, e como a tradição do novenário continua viva, mesmo em meio a desafios como a pandemia.
Vera expressou o desejo de dedicar um capítulo à dinâmica do novenário na história da paróquia. Assim, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição inicia mais um ciclo de novenário, unindo a comunidade em preparação espiritual para a Festa da Padroeira. A tradição, que teve início nos anos 1980, continua a fortalecer a fé, promovendo momentos de devoção e aprendizado sobre a história local.
Ouça a entrevista completa
Texto: Da redação
Foto: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Notícias Relacionadas
'Normas do Matrimônio' abre nova turma para maio 2025
Se você trabalha com eventos e atua em cerimônias de casamento da Igreja Católica, a Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas para o curso “Normas do Matrimônio”. O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os Leia Mais