Saiba mais sobre o papel do CEAD na educação do município de Palmeira
Em entrevista a Ipiranga FM, Andreza Delfrate, Coordenadora do Setor de Atendimento à Diversidade Escolar e Inclusão da Secretaria de Educação de Palmeira, e João Henrique Malucelli Klass, presidente do Centro Especializado de Apoio à Diversidade (CEAD), estiveram falando sobre o papel desempenhado pelo CEAD na educação do município.
O CEAD, em funcionamento desde setembro do ano passado, surgiu da necessidade de oferecer atendimento clínico a crianças com dificuldades de aprendizagem. Eles explicaram que o centro atua no encaminhamento dessas crianças para serviços especializados, como neuropediatria, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e oftalmologia.
Andreza destaca que o objetivo do CEAD é dar suporte às crianças que apresentam desde dificuldades de aprendizagem até aquelas que possuem laudos médicos indicando a necessidade de terapias específicas. O centro atua em parceria com a Secretaria de Educação, buscando solucionar defasagens na aprendizagem e garantir o direito das crianças a um tutor na escola.
Eles comentaram sobre a importância da identificação precoce dessas dificuldades, ressaltando o papel crucial dos professores na observação e encaminhamento dos casos, e hoje, o CEAD funciona como uma Associação de Suporte ao Educando em Palmeira, que envolve a comunidade e entidades como o Lions Club, Rotary Club e Loja Maçônica.
A entidade já atendeu um total de 83 crianças. Deste número, 32 crianças foram atendidas pela psicóloga, 31 pela fonoaudióloga, e 20 crianças receberam atendimento em terapia ocupacional. Além desses atendimentos diretos, o centro também encaminhou crianças para outros profissionais.
O CEAD estabelece algumas condições para uma criança ser atendida:
- Matrícula na rede regular de ensino: A criança deve estar matriculada na rede regular de ensino do município.
- Ausência de atendimento particular: A criança não pode estar recebendo nenhum tipo de atendimento particular.
- Renda familiar: A renda familiar da criança deve ser de até 1000 reais por mês.
Funcionamento e manutenção das atividades
O presidente do CEAD, João Henrique, agradeceu o apoio da comunidade, empresários e entidades que têm contribuído para o sucesso do projeto.
A manutenção do CEAD depende principalmente do apoio da comunidade, através de doações, campanhas e eventos promovidos pela entidade. João Henrique destacou a importância da participação da população nas ações e eventos programados, como a Festa do Chopp, cujos recursos serão destinados ao centro.
A entrevista encerrou com um convite aberto da Coordenadora Andreza para que a comunidade visite a sede do CEAD, conheça de perto o trabalho realizado e se envolva nas ações que visam melhorar a vida das crianças atendidas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 42 3909-5059.
Texto e foto: Da redação
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais
UEPG orienta candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo (08)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou orientações aos candidatos que farão a prova do Vestibular neste domingo (08). Os 8.177 inscritos vão disputar as 1.171 vagas, com provas nas Leia Mais