Disponibilização da Praça da Matriz para uso público pode ocorrer ainda em agosto

Disponibilização da Praça da Matriz para uso público pode ocorrer ainda em agosto

Publicado em: 8 ago, 2023 às 15:35

No mês de abril de 2023, houve a assinatura da ordem de serviço para as obras de revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça da Matriz, e da Praça Luiz Cavalheiro, localizada no bairro Rocio I. Foi selecionada a Hammer Construções e Incorporações Ltda como a empresa responsável pela execução dos projetos.

Projetos

O projeto da Praça da Matriz engloba a substituição de mobiliário urbano desgastado, a renovação da icônica calçada de pedra portuguesa, a introdução de novas palmeiras, restauração do chafariz, colocação de árvores digitais, bem como a reintrodução do acesso de veículos ao Boulevard, conforme deliberação em audiências públicas.

A Praça Luiz Cavalheiro, situada no bairro Rocio I, também está programada para passar por reformas, o projeto prevê a instalação de novo mobiliário urbano, iluminação, vegetação, rampas de acessibilidade, fonte representativa de Nossa Senhora do Rocio, e espaço dedicado a jogos de mesa, como xadrez e dama.

Prazos

A Praça da Matriz possui um orçamento estimado de R$ 442.136,94, o prazo era de 60 dias para conclusão das obras. Já a Praça Luiz Cavalheiro, com um orçamento projetado de R$ 500.785,56, tinha previsão de execução em 120 dias.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Palmeira no caso da Praça da Matriz, as chuvas que ocorreram no início das obras provocaram um pequeno atraso no cronograma. “A entrega da praça ocorrerá com alguns dias de atraso, mas com um custo menor do que o valor inicialmente licitado, está prevista a disponibilização da praça para uso público ainda no mês de agosto. A data para a celebração oficial de reinauguração do chafariz histórico será em breve anunciada”, disse o Município.

Em relação à Praça Luiz Cavalheiro, embora haja um planejamento conceitual, a ordem de serviço ainda não foi emitida, o que significa que o prazo de execução não está em andamento, informou a Prefeitura.

Texto e foto: Da redação