A cada 23 minutos, um celular é roubado, furtado ou perdido no Paraná

A cada 23 minutos, um celular é roubado, furtado ou perdido no Paraná. É o que revelam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que entre janeiro de 2019 e maio de 2023 registrou 99.280 solicitações de bloqueio de aparelhos de telefonia móvel no estado. Isso significa que 62 celulares são extraviados por dia, em média, o que dá uma dimensão do quão recorrente é o problema nas cidades paranaenses.

Os números foram levantados através do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), que contabiliza os bloqueios solicitados pelos usuários diretamente às operadoras e aos órgãso de Segurança Pública. Quem perde o celular ou tem o aparelho furtado ou roubado pode solicitar o bloqueio do mesmo contatando a sua operadora de telefonia móvel ou então diretamente pela polícia, no momento do registro da ocorrência.

Caso o consumidor recupere o aparelho que foi bloqueado no CEMI, é necessário entrar em contato com a autoridade policial ou com sua prestadora para realizar o desbloqueio, fornecendo as informações que garantem a sua identificação e propriedade do aparelho celular.

Informações: Bem Paraná