Diretora e professora do Colégio David Carneiro comentam sobre primeiro semestre da escola em tempo integral
Em entrevista ao Noticiário P7 da quarta-feira (21), a Diretora a Diretora do Colégio David Carneiro, Rubiane Rigoni Barros juntamente a Professora Ana Paula Honório Ferreira Agottani, comentaram sobre o primeiro semestre da escola em tempo integral em Palmeira.
Rubiane disse que esse primeiro semestre foi além das expectativas, porque as metas e os objetivos foram acontecendo no seu tempo, junto as orientações da Secretaria Educação, pois a educação integral tem um formato diferenciado, e até a estruturação em relação ao espaço físico, as salas temáticas, foi um processo gradativo, explicou a Diretora. “Tudo na educação integral é uma novidade pra direção da escola, para os pedagogos, para os professores, para a comunidade, mas eu vejo que superou as expectativas”, disse a Diretora
Dentre as disciplinas ofertadas no ensino integral, além das que são contempladas no ensino regular estão gestão financeira, pensamento lógico, robótica, pensamento computacional, práticas experimentais, corresponsabilidade social, espanhol, língua inglesa além da utilização de algumas plataformas. “Além das matérias comuns que a gente tem na BNCC, tem todas essas outras disciplinas, e elas tem uma gama a mais, mas o que é que o grande diferencial, além de projeto de vida, do protagonismo, eu acredito que uma coisa que atrai muitos alunos, são as disciplinas eletivas, pois o objetivo é formar o cidadão integralmente, formar para vida”, comentou Rubiane.
A Diretora destacou que as aulas tem sido fantásticas e que fica encantada ao assistir. “A gente tem professores excelentes, a nossa equipe está muito boa, inclusive uma professora que tem sido bastante destaque na escola, é a nossa querida Ana Paula, ela tem se destacado muito com o seu trabalho”, disse.
O Colégio tem turmas do 6º ao 2º ano do ensino médio no formato de ensino integral, porém o 3º ano do ensino médio é no formato de ensino regular. São 9 turmas em tempo integral, que entram na escola às 7:30 da manhã, tem 5 aulas no período matutino, tem um intervalo de almoço, e mais 4 aulas no vespertino. “O que chama muito a atenção dos alunos e eles gostam bastante, são as disciplinas eletivas, pois eles as escolhem, lá nos temos aulas de dança, culinária, horta, xadrez, cinema, artesanato, fotografia, teatro. Tem várias disciplinas, então eles podem escolher e eles ficam um semestre numa eletiva em outros semestres mudam de eletiva”, destacou a Diretora.
A Professora Ana Paula Honório Ferreira Agottani, trabalha na Escola com a disciplina de teatro, por também fazer parte da Cia Impacto em Cena de Palmeira. A respeito da escolha das disciplinas, Ana Paula explicou que elas não vêm prontas, o professor tem a liberdade de escolher aquilo que ele se sente apto e capaz. “Vem um documento onde tem várias sugestões, e cada professor escolhe aquilo que ele sabe fazer bem e que irá agregar. Por a gente ter essa liberdade de escolha eu estou ensinando aquilo que eu amo fazer e que para mim é fácil ensinar”, comentou Ana Paula.
Sobre a participação dos alunos em suas aulas, a Professora pontuou que tem sido maravilhosa, pois os alunos escolhem estar ali na aula e já vem com uma vontade maior de aprender. “Na hora de você ensinar, não é algo forçado para eles, eles querem colocar a mão na massa mesmo, então tem essa troca, a participação é muito legal, eles sempre fazem aquilo que é proposto, mesmo com timidez eles não fogem daquilo que é para fazer”, explicou a Professora.
Ana Paula contou que é fã número 1 da escola em tempo integral, por que vê que o aluno está se formando para a vida, uma vez que não está saindo da escola só com uma bagagem curricular. “Neste formato de ensino o aluno está aprendendo a dar opiniões e se expressar, aprendendo a fazer, a ser autônomo, aprendendo a administrar seu dinheiro, a empreender, ele aprende muitas coisas do intelecto emocional, enfim, ele se desenvolve de maneira geral. Acredito que todo mundo deveria ter a oportunidade de estudar num colégio assim, depois de estar dentro de um colégio integral, eu não quero mais dar aulas no ensino regular, porque a dinâmica de trabalho que é realizada é o meu perfil, e eu sou apaixonada pelo o que faço”, finalizou.
Ouça a entrevista completa
Texto: Da redação
Foto: Rinaldo Agottani
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais
UEPG orienta candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo (08)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou orientações aos candidatos que farão a prova do Vestibular neste domingo (08). Os 8.177 inscritos vão disputar as 1.171 vagas, com provas nas Leia Mais