Deputada Maria Victoria reforça importância do teste do pezinho
Uma ação que iniciou na segunda-feira (05) na Assembleia Legislativa celebra o Dia Nacional da Triagem Neonatal, comemorado na terça-feira, dia 06 de junho, e reforça a importância do Teste do Pezinho para os recém-nascidos. Proposto pela deputada Maria Victoria (PP), o evento conta com o apoio da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), instituição filantrópica que realiza os testes no Paraná.
A ação continua até quarta-feira (07), no espaço cultural da Assembleia, com a distribuição de material informativo sobre o tema. A Deputada Maria Victoria falou sobre a ampliação da triagem Neonatal e destacou a importância do diagnóstico precoce. “Nós estamos numa constante campanha de conscientização para que as pessoas conheçam cada dia mais que o teste do pezinho, a triagem neonatal é fundamental no diagnóstico precoce, muitas vezes chance de cura das pessoas com doenças raras”, disse.
A Deputada destacou que hoje, o Distrito Federal faz 50 diagnósticos diferentes. “E nós, em parceria com a fundação ecumênica, junto ao Governo do Estado, queremos estender de 7 para mais de 50 diagnósticos. Na época que a sempre governadora Cida Borghetti estava no Palácio Iguaçu fizemos um teste piloto, ampliamos de 7 para 11 doenças em Curitiba e região metropolitana, na época, salvamos 19 vidas e precisamos retomar e aplicar no Governo do Estado essa ampliação, que com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou Maria Victoria.
Texto: Da redação
Foto: Assembleia Legislativa
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais