Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo acontece neste domingo (28) em Rincão do Cocho  

Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo acontece neste domingo (28) em Rincão do Cocho  

Publicado em: 26 maio, 2023 às 10:39

Neste domingo (28), Rincão do Cocho celebra Festa em Louvor ao Padroeiro Divino Espírito Santo. A programação da festa inicia com alvorada festiva às 6 horas, Santa Missa às 10 horas, e segue com o almoço que terá venda de: filé, alcatra, carneiro e porções. Haverá grande bingo, leilão e brincadeiras para as crianças.

Cerca 150 famílias frequentam a igreja católica de Rincão do Cocho. De acordo com os membros da comunidade, Adriano Vantroba e Maria Emelise Bassani, a história da escolha do Padroeiro começa a senhora Maria Percelina Franco, que morava em Correias e se casou com o senhor José Ferreira da Cruz.

Após o casamento, o casal passou a morar na comunidade do Rincão do Cocho, por volta do ano de 1860, nesta época, Maria e José Ferreira, ganharam uma imagem do Divino Espírito Santo da mãe de Maria, ela havia pedido para que eles levassem aonde fossem, e lá colocassem a devoção ao Divino Espírito Santo. “Então foi o que eles fizeram, se mudaram para o Rincão do Cocho, tiveram a família e começaram ali a devoção ao Divino Espírito Santo. Alguns anos depois, por volta de 1930, um dos filhos da dona Maria, o Antônio José Ferreira, se uniu com mais pessoas e construíram uma pequena Capela devota ao Divino Espírito Santo, onde era a antiga escolinha que a gente tinha lá, que a gente chamava de ‘escolinha da dona Nadir’”,contaram.

Em uma certa época, Paulo Franco, irmão de Maria Percelina, decidiu assumir o papel de responsável pelas celebrações, pois a capela era pequena e o padre da época já não ia até a comunidade celebrar, a partir daí, também começaram as festas da comunidade. “Nessa época ele transferiu à capela para dentro da sua casa, onde a pouco tempo residia o senhor João Miara. A antiga Capela tornou-se a escolinha levando o nome de José Ferreira da Cruz que foi quem deu início a esta Capela. A igreja atual da comunidade foi construida cerca de 30 anos depois da primeira Capela, e hoje tem aproximadamente 40 anos de atividades na comunidade”, explicaram

 

Texto: Da redação
Foto: Fernanda Vantroba