Farmacêutica explica como identificar doenças respiratórias
Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. E com a chegada da Covid-19 em 2020, essa preocupação aumentou. Como os sintomas são parecidos e até os mesmos, é importante estar atento às diferenças.
A Farmacêutica Márcia Rausch Scolimoski, explica que a covid-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pode apresentar uma ampla variedade de sintomas, os mais comuns são: febre, tosse seca, fadiga, dificuldade para respirar, mas também pode apresentar dor de cabeça, dor de garganta, perda de olfato ou paladar, dor no corpo, náusea e diarreia. “A gravidade dos sintomas vai variar de pessoa para pessoa, ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato próximo, também com tosse, espirros ou através de superfícies contaminadas”, comentou a Farmacêutica.
Já gripe é causada pelo vírus influenza e também pode apresentar uma ampla variedade de sintomas que podem ser: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular e cansaço, descreveu Márcia. “A gripe pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo ar e quando uma pessoa infectada tosse. O resfriado também é causado por um vírus, os sintomas mais comuns são nariz entupido, espirros, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, o resfriado é transmitido pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, e também pelo contato com superfícies contaminadas”, disse a profissional.
A gripe e resfriado, têm sintomas semelhantes, mas existem algumas diferenças que podem ajudar a distinguir os sintomas da covid-19, uma vez que os sintomas são mais graves que os sintomas da gripe e do resfriado, inclusive a covid-19 pode causar falta de ar o que não é comum nos casos de gripe e resfriado.
A perda de olfato ou paladar é um sintoma mais comum da covid-19, e mais raro nos casos de gripe, resfriado. “Dor no corpo, fadiga, aquele cansaço extremo e a fraqueza também são bem mais comuns na covid-19 do que na gripe e resfriado. Mas se você apresentar sintomas, é importante procurar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso, pois o tratamento vai variar de acordo com a causa da doença”, explicou Márcia.
Para prevenir a propagação de doenças respiratórias é importante seguir medidas de prevenção como: lavar as mãos com frequência, não tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem lavar, manter distanciamento, e a vacinação também é uma forma eficaz de prevenir a gripe e reduzir a gravidade dos sintomas.
Texto: Andrea Borges com informações da Biblioteca Virtual em Saúde
Foto: Shutterstock
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais