Município desenvolve projeto de literatura infantil para crianças até 5 anos
Nesta terça-feira (18) comemora-se o Dia do Livro Infantil. A data é celebrada em alusão a Monteiro Lobato, que nasceu neste mesmo dia em 1882, considerado o pai da literatura infantil.
Muito mais que homenagear os autores de obras infantis brasileiras, a data destaca a importância da leitura desde os primeiros anos de vida. É através dela que as crianças podem aprender se divertir e conhecer diversos temas.Em Palmeira está em desenvolvimento o projeto de literatura infantil na rede municipal de ensino.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil Elenice da Cruz Gonçalves contou que o projeto é aplicado para crianças do berçário até Infantil V, e tem como objetivo oferecer um trabalho educativo através das histórias infantis, as quais compõem a literatura infantil.
De acordo com Elenice, dentre as ações que estão sendo realizadas mensalmente, está sendo oferecido formação pedagógica aos professores que atuam nesse projeto. Essas formações acontecem através de oficinas de ideias para desenvolver o trabalho com a literatura dentro da sala de aula. “O objetivo é auxiliar os professores no planejamento dessas aulas para que eles possam oportunizar as crianças momentos ricos de leitura e, assim, contribuir para a formação de leitores, levando as crianças através das histórias infantis ao encantamento através dessas histórias e de maneira lúdica e significativa, contribuir para a formação do leitor”, comentou Coordenadora pedagógica da Educação Infantil.
Tabita Vanusa Ruppel, que também é coordenadora pedagógica da Educação Infantil aborda sobre a continuidade do programa e outras ações desenvolvidas. “A partir da leitura também serão realizadas várias ações de diferentes atividades, como por exemplo, a ação da maleta viajante o empréstimo de livros para incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura e ao final do ano, no mês de setembro, será realizada a segunda mostra literária, na qual estarão expondo um pouquinho dos trabalhos que realizaram ao longo do ano com a literatura e através das diferentes atividades com a leitura”, comentou Tabita Vanusa Ruppel.
Texto: Bruna Camargo
Fotos: Rede sociais
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais
UEPG orienta candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo (08)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou orientações aos candidatos que farão a prova do Vestibular neste domingo (08). Os 8.177 inscritos vão disputar as 1.171 vagas, com provas nas Leia Mais