Município desenvolve projeto de literatura infantil para crianças até 5 anos

Nesta terça-feira (18) comemora-se o Dia do Livro Infantil. A data é celebrada em alusão a Monteiro Lobato, que nasceu neste mesmo dia em 1882, considerado o pai da literatura infantil.
Muito mais que homenagear os autores de obras infantis brasileiras, a data destaca a importância da leitura desde os primeiros anos de vida. É através dela que as crianças podem aprender se divertir e conhecer diversos temas.Em Palmeira está em desenvolvimento o projeto de literatura infantil na rede municipal de ensino.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil Elenice da Cruz Gonçalves contou que o projeto é aplicado para crianças do berçário até Infantil V, e tem como objetivo oferecer um trabalho educativo através das histórias infantis, as quais compõem a literatura infantil.
De acordo com Elenice, dentre as ações que estão sendo realizadas mensalmente, está sendo oferecido formação pedagógica aos professores que atuam nesse projeto. Essas formações acontecem através de oficinas de ideias para desenvolver o trabalho com a literatura dentro da sala de aula. “O objetivo é auxiliar os professores no planejamento dessas aulas para que eles possam oportunizar as crianças momentos ricos de leitura e, assim, contribuir para a formação de leitores, levando as crianças através das histórias infantis ao encantamento através dessas histórias e de maneira lúdica e significativa, contribuir para a formação do leitor”, comentou Coordenadora pedagógica da Educação Infantil.
Tabita Vanusa Ruppel, que também é coordenadora pedagógica da Educação Infantil aborda sobre a continuidade do programa e outras ações desenvolvidas. “A partir da leitura também serão realizadas várias ações de diferentes atividades, como por exemplo, a ação da maleta viajante o empréstimo de livros para incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura e ao final do ano, no mês de setembro, será realizada a segunda mostra literária, na qual estarão expondo um pouquinho dos trabalhos que realizaram ao longo do ano com a literatura e através das diferentes atividades com a leitura”, comentou Tabita Vanusa Ruppel.
Texto: Bruna Camargo
Fotos: Rede sociais
Notícias Relacionadas
Piso do Magistério: Prefeitura encaminha projeto com reajuste de 6,27%
A Prefeitura de Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 6.422/2025, que garante o reajuste de 6,27% aos profissionais do Magistério. O aumento atende ao valor do Piso Nacional do Magistério (PNM), fixado anualmente pelo Ministério Leia Mais
Polo da UAB de Palmeira oferece curso gratuito de Gestão Pública
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Palmeira está com inscrições abertas para o curso de graduação em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A formação tem duração de apenas dois anos Leia Mais
Colégio Agrícola de Palmeira oferece cursos de drones agrícolas em agosto
O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, em Palmeira, irá oferecer cursos voltados ao uso de drones na agricultura a partir de agosto. A iniciativa visa preparar os participantes para a aplicação dessa tecnologia no campo, promovendo o avanço da Leia Mais