Secretaria de Saúde explica quem está apto a receber a quarta dose e vacina bivalente contra Covid-19
A vacinação contra Covid-19 completou dois anos no Paraná no último dia 18 de janeiro. A pandemia do “novo coronavírus” começou a ter fim quando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibilizou as primeiras doses para estados e municípios.
O avanço da imunização e a queda dos índices de transmissão da doença foram fundamentais para que as medidas mais rígidas de prevenção, como uso obrigatório de máscaras (agora recomendado em casos de suspeita, confirmação ou contato com infectados pela doença), fossem caindo pouco a pouco, sob orientação de um time de especialistas do Estado, possibilitando a retomada de atividades comuns, dos eventos, viagens e do cotidiano econômico pré-pandemia.
Mesmo com a boa adesão e a conscientização da sociedade, a necessidade do processo de imunização é algo contínuo.
A Assessora da Vigilância em Saúde, Marina Gross, explicou que a vacina bivalente está disponível para idosos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e imunodeprimidos. “Nos últimos dias o Ministério da Saúde liberou reforço com essa vacina para todas as pessoas portadoras de comorbidades acima de 12 anos de idade. A última dose de vacina para a covid-19, deve ter sido tomada há pelo menos 4 meses para receber esse reforço. Pessoas de 18 a 59 anos que não se enquadram nos critérios para bivalente podem receber o reforço com a vacina monovalente, estão liberadas 4 doses para pessoas nessa faixa etária. Os adolescentes de 12 a 17 anos estão aptos a receber 3 doses da vacina, as crianças de 6 meses a 11 anos também podem receber a vacina estão indicadas 3 doses”, explicou Marina Gross.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com as agentes comunitárias de saúde ou mesmo em sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência.
Texto: Bruna Camargo com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais