Delegado de Polícia de Palmeira repassa orientações a respeito da prevenção à violência nas escolas
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de ações de prevenção à violência nas escolas – entre elas, estão a ampliação da presença de policiais no ambiente escolar e dos sistemas de monitoramento por câmera, treinamento para servidores da educação e criação de um comitê intersetorial para monitoramento dos colégios.
A respeito dessa temática, o Delegado de Polícia de Palmeira, Dr. Rodrigo Siqueira, destacou que a Delegacia está atenta aos últimos acontecimentos.
Ele compartilhou alguns apontamentos oriundos da Polícia Civil do Estado do Paraná, visando o combate dessa problemática, Siqueira disse que o primeiro ponto a ser ressaltado é que muitas das notícias que vem circulando a respeito de futuros ataques a escolas, são falsas, e algumas informações já estão sendo investigadas. “A orientação que eu dou enquanto o Delegado da Polícia Civil, é não divulgar essas informações, pois geram um efeito contágio, que é aquele efeito que pode inclusive encorajar algum infrator a cometer o crime, além disso, é importante não propagar notícias que não sabemos a veracidade”, disse Rodrigo.
Rodrigo pontuou que é muito importante que os pais monitorem o que os filhos estão acessando na internet. “Os pais têm o dever de exercer a autoridade paterna e materna, de modo a controlar o que o filho está fazendo, se não é nada de ilícito, além de acompanhar chats de redes sociais, jogos de videogame (…)”, comentou.
O Delegado destacou também sobre a verificação de objetos que os filhos guardam em armários, gavetas ou que carregam em suas mochilas, caso seja um objeto ilícito, deve ser retirado da mochila antes da criança sair para a escola.
Siqueira ressaltou a importância da conversa no seio familiar, de modo a explicar o perigo do compartilhamento de informações sem ter certeza da sua veracidade. “Com conversas e orientações dentro de casa é possível coibir muitas dessas fake news, lembrando também, que o compartilhamento de notícias falsas é crime e assim que constatado é investigado aqui pela Delegacia de Polícia de Palmeira. Estamos bastante atentos a essa temática, a ideia é que a sociedade continue com uma sensação de segurança, independente dessa onda que vem assolando o nosso cotidiano”, destacou o Delegado
Ao receber uma informação ou notícia relacionada a um suposto ataque ou massacre em escola, a orientação repassada pelo Delegado, é de tirar print dessa mensagem, identificando a rede social, o número do telefone do possível agressor ou até mesmo a identificação do agressor, munido dessas informações o cidadão pode ir até a Delegacia de Palmeira ou fazer a denúncia pelo 181. “Reforço que é muito importante termos esse controle no ambiente familiar, nas escolas e em todos os meios os quais percorremos, com isso conseguimos barrar essa onda disseminada de fake news e também de supostos atentados. Mais uma vez, a Polícia Civil do Estado do Paraná, por intermédio da Delegacia de Palmeira, fica à disposição para orientações e já reforço também que estamos apurando com todo o rigor legal as notícias falsas veiculadas”, finalizou.
Texto: Da redação
Foto: Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Tragédia: feminicídio seguido de suicídio choca São João do Triunfo
Na tarde de ontem (13), por volta das 14h, uma tragédia abalou a cidade de São João do Triunfo. Uma mulher foi brutalmente assassinada dentro de um salão de beleza por seu ex-marido. De acordo com informações preliminares, o Leia Mais
Polícia Civil de Palmeira realiza incineração de 532 quilos de drogas
A Polícia Civil do Estado do Paraná, por intermédio da 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira, realizou na manhã desta quinta-feira (12) a incineração de 532,78 quilos de drogas. As substâncias entorpecentes foram maconha – 473,8 kg -, Leia Mais