Diretora da Apae aborda sobre o Dia de Conscientização sobre o Autismo
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista (TEA). A condição gera uma série de traços e sua intensidade muda entre cada paciente.
Com diálogo, afeto e conhecimento sobre o transtorno, todos podem contribuir para a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Através de um vídeo nas redes sociais, a Diretora da Apae de Palmeira, Michele de Freitas Kapp abordou o tema que foi celebrado no domingo (02), trazendo uma reflexão sobre a importância da inclusão das pessoas com o transtorno autista na sociedade. “Hoje é o Dia Mundial do Autismo e nos perguntamos, o que seria mais oportuno, refletirmos sobre as conquistas, sobre as superações, sobre os desenvolvimentos ou sobre os desafios que estamos encontrando nesta caminhada, ou ainda sobre a luta constante de familiares e profissionais em busca de tratamentos? Sobretudo é dia de celebrarmos a vida de crianças, jovens e adultos que veem um mundo sob outra ótica, que sentem a vida sob percepções diferentes e que necessitam de mediações muito diversas as de costume, é dia de reforçarmos a necessidade de nos organizarmos enquanto sociedade para darmos conta da escolarização, da saúde, da assistência e da inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista, é dia instrumentalizamos a sociedade e trazer a luz sobre este espectro”, destacou Michele de Freitas Kapp.
Texto: Da redação
Fotos: Apae de Palmeira