Palmeira teve três casos suspeitos de Monkeypox no ano passado, setor de epidemiologia explica sobre a doença

Uma ouvinte de nossa emissora entrou em contato para saber mais detalhes sobre a doença Monkeypox e questionou se Palmeira teve casos confirmados.
Em contato com o setor de epidemiologia da Prefeitura Municipal de Palmeira, foi repassada a informação de que no ano passado o município registrou 3 casos suspeitos, sendo um confirmado, este caso que foi confirmado já está livre da doença e nos dias de hoje não há nenhum caso em investigação.
Marina Gross, Assessora da Vigilância em Saúde, explica que a Monkeypox é uma doença zoonótica causada por um vírus, a sua transmissão ocorre por contato com o animal macaco ou humano infectado.
A contaminação se dá em contato prolongado com secreção ou gotículas, lesões, objetos contaminados, ou material corporal humano contendo vírus. É uma doença que tem um período de incubação de 6 a 16 dias, podendo variar de 5 a 21 dias ao decorrer da evolução da doença.
Os principais sintomas da Monkeypox são: febre, cefaleia, ínguas em algumas regiões do corpo, fraqueza, manifestação de bolhas avermelhadas, que são as erupções cutâneas nas áreas genital e perianal.
Marina destaca que mesmo em caso suspeito, é importante como medida de prevenção, o uso de máscara, isolamento e monitoramento do caso suspeito e seus contatos próximos. “Lembrando que essa doença tem tratamento, então é muito importante procurar a unidade de saúde mais próxima do seu domicílio para avaliação médica, caso algum dos sintomas se manifeste e para as medidas de controle, exames laboratoriais que serão realizados para confirmação do caso”, comentou a Assessora da Vigilância em Saúde .
Texto: Da redação
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Caminhada marca mês de conscientização do autismo em Palmeira
A cidade de Palmeira se prepara para um momento especial de sensibilização e união. Neste sábado (12), será realizada a 2ª edição da Caminhada pelo Autismo, em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Leia Mais