Coordenador da Pastoral Familiar comenta sobre datas dos casamentos comunitários na Paróquia

Coordenador da Pastoral Familiar comenta sobre datas dos casamentos comunitários na Paróquia

Publicado em: 25 fev, 2023 às 10:44

O Coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia Nª Srª da Conceição, Fioravante Comin Júnior, esteve no Noticiário P7 comentando sobre o calendário de regularização e casamentos comunitários na Paróquia.

Segundo o coordenador neste ano, está previsto casamentos comunitários para o dia 29 de julho, 30 de setembro e 25 de novembro, antes disso acontece um casamento comunitário para regularização daqueles casais que vivem juntos há mais de 2 anos, em 27 de maio.

Todos os casais que pretendem casar, receber o Sacramento do Matrimônio, podem participar, basta procurar na sua comunidade os agentes ou o casal de preparação para realizar uma entrevista para ver quais sacramentos o casal já possui e qual é a situação, após a regularização dos sacramentos os casais podem escolher uma das datas do casamento comunitário, caso dedicam fazer um casamento individual, os casal deve marcar a data no expediente paroquial.

 Encontrão de regularização

Júnior explicou que até o dia 15 de março, os casais que têm interesse em fazer a regularização devem procurar o expediente  paroquial para se inscrever. “No dia 17 de março, uma sexta-feira, a gente terá o primeiro encontro de uma série de 7 encontros e mais a confissão, e a gente vai até dia 12 de maio com esses encontros, para estar preparado pro dia 27, o o casamento comunitário, que acontece aqui às 10:00 da manhã, na Igreja Matriz, “, disse Júnior.

Requisitos

O coordenador explicou que inicialmente o casal deve levar a documentação dos sacramentos que o casal possui para o expediente paroquial fazer uma análise. “Se o casal  já está vivendo junto há mais de 2 anos e um deles ou os 2, não tem a primeira comunhão ou crisma, a gente pode preparar durante esses encontros mesmos. Qualquer outra situação diferente dessa, a gente tem que analisar, para ver qual encaminhamento, mas provavelmente uma catequese de adultos, mas cada caso é um caso. Se precisar, a gente  faz 2 casamentos comunitários, o importante é que as pessoas que têm interesse se sintam convidadas a participar dos encontros”, explicou.

Júnior destacou que a documentação básica para a realização de um casamento é: sacramento do batismo, primeira eucaristia e crisma de cada um dos noivos, além de duas testemunhas maiores de idade.

Em caso de dúvidas, o telefone do expediente paroquial para contato é o 3252-1276 ou WhatsApp 42 9 9919-1416.

Texto: Andrea Borges

Foto: Paróquia Nª Srª da Conceição / 2018