Voluntária do GRATOS destaca papel do grupo a pacientes e familiares
O Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado neste sábado (04) tem o objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
De acordo com o Ministério da Saúde, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Joselba Hass, integrante do Grupo de Apoio a Pacientes em Tratamento Oncológico (GRATOS) de Palmeira destaca que o grupo de apoio Gratos tem atuado desde a sua fundação com campanhas de prevenção através de eventos realizados nos meses de outubro e novembro. Além de participar de palestras em parcerias com empresas e entidades. “Também mantemos uma página no Facebook, onde frequentemente são colocadas informações referentes ao que é o câncer, tipos e subtipos, exames e tratamentos, sintomas e as formas de prevenção”, acrescentou ela.
A voluntária comentou ainda que o objetivo do grupo de apoio é acolher e apoiar os pacientes oncológicos e seus familiares durante o tratamento. “É um grupo de pacientes e voluntários que também se reúnem periodicamente para propiciar ao paciente momentos de descontração e de certeza que há muita vida com o câncer, depois dele, durante todo o tratamento, diagnóstico e em todas as suas fases. O grupo também objetiva desmistificar a visão de que câncer é uma sentença de morte e acabar com preconceitos e estigmas em relação a doença”, explicou.
“Trata-se sim de uma doença grave que se for diagnosticada precocemente tem até no mais de 90% de chances de cura. Não esquecendo que prevenir sempre é o melhor remédio. Hábitos alimentares saudáveis, atividades física, exames preventivos periódicos fazem parte da prevenção. Pior que o câncer é a doença do preconceito e da ignorância a respeito dele”, disse Joselba.
Ela também lembrou que o grupo Gratos está à disposição de todos e de quem mais precisar durante diagnóstico, tratamento de câncer ou até mesmo para atuar como voluntário.
Texto: Bruna Camargo com informações do Inca e Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/Facebook Grupo Gratos