Brasileiro usa cada vez menos cheque
O número de pessoas que usam cheque para compras no dia a dia é cada vez menor. No ano passado foram compensados quase duzentos milhões de cheques, uma queda de 7% em relação a 2021. Para se ter uma ideia, em 1995 foram compensados 3,3 bilhões de cheques. Os dados são da Federação Nacional de Bancos (Febraban).
O avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, e a criação do pix em 2020 são os principais fatores que explicam a significativa redução observada ao longo de cerca de 30 anos no uso do cheque.
O levantamento mostrou que o valor médio do cheque gira em torno de R$3.200. Segundo a Febraban, isto significa que o brasileiro usa o cheque para transações de maior valor, enquanto o pix é utilizado como meio de pagamento para transações de menor valor.
Notícias Relacionadas
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira (20)
Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20) a segunda parcela do décimo terceiro. Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro teve a primeira parcela paga até 29 de novembro, conforme a legislação. Segundo Leia Mais
Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única do décimo terceiro salário até 30 de novembro. Como a data cai em um sábado, o pagamento deve ser antecipado pelos empregadores para esta Leia Mais