Assessora da vigilância em saúde alerta sobre importância de completar o quadro vacinal contra a covid-19
De acordo com a Assessora da Vigilância em Saúde, Marina Gross, as vacinas contribuem para a resposta natural do nosso corpo, ela comentou que conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta, uma vacina é um fragmento minúsculo, enfraquecido e não perigoso do organismo, que inclui partes do antígeno suficiente para que o nosso corpo possa aprender a construir os anticorpos específicos.
A respeito da vacinação contra a covid-19 em Palmeira, Marina alerta que houve uma diminuição pela procura da vacina, ela destaca alguns dados e informações importantes sobre a imunização contra a covid-19 no município. “Algumas vacinas requerem várias doses, para permitir anticorpos de longa vida e o desenvolvimento de células de memória no nosso corpo. Nós temos hoje no setor de imunização o seguinte dado de vacinas: A 4ª dose, 18 anos ou mais, 3º dose, 6 meses a 2 anos. Já a faixa etária de 5 anos a 12 anos já aumentou para a terceira dose, porém, a gente ainda está no aguardo do envio dessas doses. De 12 a 17 anos é a terceira dose”, disse Marina.
O agendamento da vacina hoje, está sendo feito pela unidade de referência do paciente, quem ainda não tomou a dose pertinente a sua faixa etária, deve procure a sua unidade básica, para agendamento da vacina. “Então nosso recado enquanto secretaria de saúde e setor de imunização é para que as pessoas procurem se vacinar, para ter mais segurança de que não vamos ter agravos relacionados à pandemia, porque ela ainda não acabou”, destacou.
Texto: Andrea Borges
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais