Enfermeira do município explica a importância do acompanhamento da saúde da criança

Enfermeira do município explica a importância do acompanhamento da saúde da criança

Publicado em: 14 jan, 2023 às 8:23

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação e da atualização da caderneta das crianças. É necessário esse cuidado para a puericultura, ou seja, o acompanhamento periódico desse público (0 a 19 anos), visando a promoção e proteção da saúde para garantir o melhor crescimento e desenvolvimento.
Elaine Dzzicoski, enfermeira e especialista em Saúde da Família explica que a puericultura é oferecida através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma consulta realizada pelo enfermeiro ou pelo médico na Estratégia de Saúde da Família. “Consiste em um acompanhamento periódico que visa a promoção à saúde, proteção e prevenção de agravos à saúde da criança. Por meio da puericultura, acompanha-se integralmente o ser humano desde a concepção, ou seja, ainda na barriga da mamãe, até a adolescência. Durante as consultas de puericultura, pode se identificar precocemente distúrbios de crescimento, avalia seu desenvolvimento físico, mental, nutricional, dentre outros, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento e tem as suas particularidades”, disse.
Ela explicou ainda que a periodicidade de acompanhamento dependerá da estratificação de risco da criança. “O calendário mínimo, ou seja, aquela criança que não possui risco ou comorbidade nenhuma consiste em receber uma visita domiciliar da gente comunitária de saúde na primeira semana de vida  para verificar sinais de alerta relacionada ao recém nascido ou a puérpera, bem como orientações pertinentes a esse período”, contou a enfermeira.
Elaine explicou ainda que a recomendação é de que as consultas mensais sejam até o 6º mês de vida, trimestral do 6º mês ao 12º mês de vida, semestral do 12º mês ao 24º mês de vida e anualmente do terceiro ano até a adolescência. “Os objetivos da consulta da puericultura são promover a saúde, prevenir doenças com vacinação de rotina e educação, detectar e tratar doenças precoce mentes, orientar os pais e aprimorar o desenvolvimento intelectual e emocional da criança”, pontuou ela.

Algumas dicas importantes para se preparar para a consulta:

– Levar a Carteira Nacional de Saúde da Criança. Este documento é no qual se encontram todos os registros de vacinas, o acompanhamento de peso e altura e seus gráficos e muitas informações fundamentais.

– Prepare por escrito todas suas dúvidas e necessidades, para não esquecer de falar tudo durante a consulta, e assim ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

– Leve uma troca de roupa, fralda, mamadeira ou uma fruta em caso de atraso.

– Exames e receitas anteriores para atualização.

– Caso não possa ir, cancele a consulta com antecedência. Assim o horário poderá ser destinado para outra criança que necessite.

Texto: Bruna Camargo com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Venilton Küchler/Arquivo SESA