No dia do Fotógrafo profissionais comentam sobre seus trabalhos em Palmeira e região

No dia do Fotógrafo profissionais comentam sobre seus trabalhos em Palmeira e região

Publicado em: 8 jan, 2023 às 9:59

O Dia do Fotógrafo foi instituído em 8 de janeiro de 1840, mesma data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, chamada de daguerreótipo. O equipamento, inventado por Louis Jacques Mandé Daguérre, foi usado no nosso país pela primeira vez, por D. Pedro II.

A fotógrafa Vanessa Costa Gonçalves, natural de Palmeira, tem 25 anos, e trabalha na profissão desde 2016 quando entrou no laboratório fotográfico Clikolor de Palmeira, ela comenta que ali foi a porta principal para dar início a carreira como fotógrafa e também conquistar uma bagagem profissional importante. “A fotografia está presente na minha vida desde que meus pais registraram bons anos da minha infância e revelavam tudo, eu como curiosa adorava pegar as caixas de fotos, às vezes até escondida e ficava horas e horas olhando tudo, meus olhos ficavam fascinados com todos aqueles momentos eternizados, a sensação era indescritível. Foi a partir disso que surgiu meu interesse, ficava por vezes curiosa em descobrir como que era possível aquilo e com o passar dos anos fui me aprofundando mais nesse universo da fotografia”, explicou ela.

Em 2013 comprou sua primeira câmera semi profissional a qual pode começar a fotografar como um hobby, fazendo fotos das amigas, fotografando paisagens, fotografando seus animais de estimação. “Quando terminei o ensino médio em 2014, surgiu uma vontade maior de cursar fotografia pois não havia passado na faculdade que almejava, mas ainda tava no processo de descoberta e como toda fase pós ensino médio rola a pressão ‘’e agora o que vai fazer da vida?’’ (…). Em 2016 no início do ano Deus me surpreendeu, consegui um emprego no laboratório fotográfico Clikolor era um emprego que eu queria e o sonho de cursar fotografia ficou cada vez mais próximo foi tudo muito rápido comecei a trabalhar e na semana seguinte comecei a estudar no Centro Europeu. Já em 2016 comecei a realizar alguns trabalhos através da Clikolor, depois foram surgindo alguns clientes e assim foi, o início é muito difícil, rola uma insegurança enorme, medo e tudo mais, a realidade não é fácil e exige muita perseverança, mas eu consegui”, comentou a profissional.

Ela realiza ensaios de crianças, bebê, família, gestantes, casal, feminino e eventos em geral . ” Eu acredito que a fotografia a cada ano que passa torna-se cada vez mais importante. Vivemos uma era de velocidade e os momentos parecem que passam em um piscar de olhos, e nada como a fotografia para poder deixar tudo registrado para que possamos reviver com calma, aquele momento que passou. Daqui 10, 15 anos o valor daquele momento registrado será imensurável. Portanto registrem tudo e principalmente revelem. A foto palpável traz muito mais sensações que a foto na tela do celular”, destacou.

Diogo Vinícius Roscosz de França tem 20 anos, e trabalha com fotografia há 2 anos na cidade, ele iniciou na profissão logo após sair do ensino médio. Em seu primeiro emprego, guardou dinheiro e comprou um drone por hobby. “A partir daí apareceram alguns serviços com o drone, e dentre esses serviços eu sentia a falta de uma câmera para poder fazer um serviço completo e eu já tinha uma câmera fotográfica em casa uma Fujifilm a famosa superzoom, porém ela não era eficiente pro que eu precisava, então comprei uma DSLR e dali em diante tudo começou, ensaios, aniversários, festas, amigos, e os primeiros casamentos”, disse.

Diogo comentou que topa qualquer desafio e está sempre buscando novos trabalhos para se aperfeiçoar. “Faço casamentos, ensaios individuais, casal, família, gestante, crianças, bebês etc, também atuo na área de filmaker, fazendo vídeos de eventos, casamentos e festas, trabalho com o drone também realizando vídeos e fotos com o mesmo dependendo da necessidade”, comentou.

Para o profissional a importância da fotografia nos dias atuais está em registrar um momento para que futuramente possa ser lembrado da melhor maneira possível. “A fotografia não é só uma foto, mas sim um momento registrado com significados e emoções”, finalizou.

 

Texto: Andrea Borges com informações de Educa Mais Brasil

Fotos enviadas pelos entrevistados