Lar Sagrada Família se dedica há mais de 20 anos ao cuidado com as idosas de Palmeira
A Irmã Maria Cândida Santana, coordenadora do Lar Sagrada Família participou do Noticiário P7 desta segunda-feira (02) para contar sobre o trabalho realizado pelo entidade que se dedica ao cuidado realizado pela entidade.
Situado na Rua Coronel Vida, no Centro de Palmeira, o Lar Sagrada Família teve início com a Dona Isabel Mayer, proprietária da casa. “Elas eram em duas irmãs que moravam ali e um dia, por meados de setembro de 2002, ela procurou a Irmã Maria José porque ela queria doar a parte dela da casa para que ali se transformasse em um lar para acolhimento de pessoas idosas do sexo feminino. Já existia o masculino, então ela pensou nas senhoras. E como ela morava com a Irmã dela, dona Clotilde, tinha um filho, ela falou que ela não poderia doar, mas poderia vender e ela repassaria o dinheiro para o filho. E a irmã Maria José procurou a Madre, que aceitou a proposta”, lembrou Irmã Cândida ao falar do início do Lar Sagrada Família.
A religiosa contou ainda que em 2006 houve a reforma da casa e também a necessidade de comprar mais uma área para integrar o Lar Sagrada Família. Em 2012 houve o registro da entidade no Conselho de Assistência Social de Palmeira, com toda documentação necessária. “Então se o Lar existe hoje foi graças a dona Isabel Mayer que teve essa ideia de transformar a casa em lar para idosos”, destacou Irmã Cândida. Ela contou ainda que ao longo desses 20 anos, 40 idosos tiver o espaço como moradia.
O local tem espaço para oito idosas. No ano passado, duas moradoras; Dona Helena e Dona Nair faleceram. “Então ficamos com seis. Agora em dezembro entrou mais uma, então nós estamos com sete idosas ali e temos vaga”, disse a religiosa, além de contar que ao todo quatro irmãs que se dedicam 24 horas aos cuidados com as senhoras. ” Nós também temos uma colaboradora que faz oito horas, temos a irmã Catarina que também ajuda um pouco, ela é assistente social lá, temos nutricionista, profissional de educação física que uma vez por semana faz atividades física com elas; temos o doutor Valter também que é um grande amigo nosso, ele faz um trabalho voluntário, tudo que precisamos ele está lá dando uma mão para nós”, contou.
Além da Irmã Cândida que é coordenadora e enfermeira, a Irmã Natália, que trabalha na cozinha, Irmã Isabel Marcelina, que é fisioterapeuta, e Irmã Luana, que é cuidadora faz faculdade de enfermagem atuam no Lar Sagrada Família.
As atividades das idosas envolvem trabalhos manuais, jogos de mesa, recorte e colagem de revistas e jornais, pinturas de desenhos e quebra-cabeça. “E enquanto fazem isso vão ouvindo a Rádio Ipiranga, que elas não perdem nunca”, contou Irmã Cândida. No período da tarde elas também fazem exercícios com a Irmã Marcelina que é fisioterapeuta, além de assistir TV, atividade física uma vez por semana e momentos de oração.
A religiosa contou durante a entrevista que até 2020 a triagem para acolher novas idosas no lar era feita por ela e Irmã Catarina que é assistente social e que desde então, esse processo é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Em função da pandemia da Covid-19, as visitas estão abertas apenas para familiares.
Colaboração
As comunidade pode colaborar com o Lar Sagrada Família com doações em dinheiro, alimentos, produtos de higiene, material de limpeza e fraldas. O telefone para contato é o 3252-1998 ou 98844-5985.
Texto: Bruna Camargo
Fotos: Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais