Fisioterapeuta Pélvica orienta sobre cuidados íntimos para realizar na praia e piscina

Fisioterapeuta Pélvica orienta sobre cuidados íntimos para realizar na praia e piscina

Publicado em: 22 dez, 2022 às 8:18

De acordo com a Fisioterapeuta Pélvica e Proprietária da Clinica Renove, Ariane Barausse, o verão é a estação do ano em que mais existem casos de candidíase, fungos e problemas vaginais e isso tudo porque os cuidados íntimos, muitas vezes, acabam sendo negligenciados.

A profissional compartilha algumas orientações para as mulheres realizarem durante o dia a dia e também em praias, piscinas, viagens. “Quem vai pra praia, evite ficar por longos períodos com o biquíni molhado, se tiver oportunidade, leva na bolsa mais uma calcinha de biquíni e troca a calcinha do biquíni, não pode ficar com a calcinha molhada por tempo muito prolongado. Outra coisa, na hora que você for tomar banho, use sabonete neutro, de preferência líquido glicerinados, os de bebê são ótimas opções. Vocês podem utilizar tanto para adultos quanto para as crianças, utilize apenas esses sabonetes nas regiões íntimas durante esses períodos, outra dica bem legal é passar óleo de coco, aquele da embalagem escrito extra virgem, pode passar em toda a região íntima e também um pouquinho dentro do introito vaginal. Isso vai fazer com que previna essas infecções e esses fungos que causam a candidíase, que é tão desconfortável”, disse Ariane. 

Roupas arejadas e forma de lavar as roupas intimas

Ela indica também para que no verão as mulheres usem roupas arejadas, saias, vestidos e também recomenda o uso de calcinhas de algodão.Evite calcinhas sintéticas, pois elas dificultam a ventilação da região íntima. Quando for lavar as roupas íntimas, prefira lavar com sabão neutro, detergente neutro, evite sabão em pó porque fica resíduos, e deixe as peças secarem no sol”, comentou a profissional.

Protetores diários e tratamentos

A profissional destaca que o uso de protetores diários, os conhecidos ‘Carefree’, dificultam a ventilação da região íntima e favorecem o aparecimento dos fungos. “Os fungos adoram um lugar escuro, quentinho e que não tenha ventilação, procure dormir sem calcinha e prefira roupas leves que não apertem tanto, com certeza você vai passar um verão mais tranquilo, sem crises de candidíase, sem coceira e sem desconfortos. Caso a candidíase apareça, procure uma fisioterapeuta pélvica que eu tenho certeza que ela vai poder te ajudar, lá na Clínica Renove, eu utilizo um laser que auxilia nesse tratamento e temos um protocolo específico para esse caso, eu dou orientação de sabonetes específicos e cuidados para fazer com que essas recorrências de candidíase acabem de uma vez por todas e deixem o seu verão muito mais leve, tranquilo e proveitoso”, disse Ariane.

Texto: Andrea Borges

Foto enviada pela entrevistada