No Dia do Atleta, atletas comentam sobre suas trajetórias no atletismo e no mountain bike

No Dia do Atleta, atletas comentam sobre suas trajetórias no atletismo e no mountain bike

Publicado em: 21 dez, 2022 às 9:12

Hoje 21 de dezembro é celebrado o Dia do Atleta, a data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida.

Maria Isabel Corrêa de 52 anos é professora de educação física e atleta amadora de corrida. Ela conta que iniciou no esporte quando criança, nesta época jogava handebol, e vôlei no Rio Grande do Sul seu Estado natal, nesse meio tempo já era encantada pelo atletismo e começou na corrida de rua em 2016 com corridas de 10km, até o momento já fez todas as distâncias desde 10 km até meia maratona de 42 km. 

Ela comenta sobre as corridas que mais faz e afirma que gosta das mais longas.“Hoje faço mais corridas de trilha e montanha e gosto das mais longas, tive algumas provas bem difíceis, como a ultra do morro dos perdidos de 44 km depois de muitos dias de chuva no morro. Nesse ano já fui a duas ultras, em São Pedro Brotas, que são 62 km, essa terminei em 7 horas e 20 minutos, em oitava geral, e a ultra Floripa de 76 km, que foi a ilha de ponta a ponta, porém, eu parei no quilômetro 56, depois 10 horas e 20 minutos por questões de saúde. Ano que vem, eu tenho duas ultras agendadas, sendo elas: O desafio das águas em Pinhais em março, que são 12 horas no circuito de 12 km e em Brotas São Pedro, em junho que são 62 km no percurso invertido. Além dessas, eu costumo participar de provas na região sempre com preferência por trilha ou estrada de chão e algumas de asfalto para manter o treinamento”, disse a atleta

Tiago Voinarovicz, que participa de competições de mountain bike, comentou que o esporte sempre fez parte de sua vida, incentivado principalmente pelo seu pai, Irineu Voinarovicz, o qual criou a escolinha de futebol do Ypiranga em 1984. No Colégio Dom Alberto participou de outras modalidades, e também em campeonatos locais pela liga de futebol do Ypiranga.

Atualmente o atleta compete na modalidade mountain bike, ele comenta sobre a importância do esporte em sua vida. “A vida esportiva sempre me trouxe muitas amizades, dentro das competições ambientes saudáveis e muitas lições para a vida, nos ensinando a ganhar, a perder, a respeitar o adversário e ter resiliência nos momentos de dificuldades, mas principalmente descobrir que você sempre pode superar seus limites. Incentive hoje uma criança no esporte e na educação e você terá uma grande pessoa no futuro. Deixo também registrado os parabéns a todos os atletas de Palmeira que, com muito esforço e dedicação, representam o nosso município fora da nossa cidade”, disse o atleta.

 

 Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski com informações de Calendar

Fotos enviadas pelos entrevistados