Secretária fala sobre ano letivo de 2022 e projetos para 2023 na educação municipal
O noticiário P7 de ontem (16) contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Márcia Ristow, que esteve comentando sobre encerramento do ano letivo 2022 (objetivos propostos pela pasta no início do ano, atividades/eventos realizados, etc) e as perspectivas para 2023.
Segundo a Secretária o ano letivo municipal de 2022 encerra com 3250 alunos e 300 professores. O total da pasta da educação, com motoristas, funcionários, merendeiras soma aproximadamente com 500 profissionais.
Em relação a vagas abertas para matrícula de novos alunos, Márcia afirma que 2022 foi um ano difícil, foram poucas as vagas abertas no decorrer do ano, mas a secretaria encontrou uma alternativa para melhorar esse quadro. “Pensando nessa demanda, chamamos os prés escolares, que são as crianças de 5 anos e trouxemos para as escolas do primeiro ao quinto, então na escola Gabriel Prestes, nós teremos 4 turmas de prés por exemplo, e com a vinda dessas crianças de 5 anos para as escolas, que já é uma preparação, porque eles vão ficar ali no primeiro ano, nós conseguimos salas, conseguimos espaço para a gente atender a demanda dos menores, que são as crianças de creche, e digo para vocês, hoje nós conseguimos atender 95% da demanda, as crianças do infantil I , por exemplo, a gente atendeu 100%”, disse a secretária.
Uma novidade para 2023, é a inauguração da primeira escola municipal de ensino em tempo integral, de acordo com Márcia, essa escola já conta com 260 alunos e serão 11 turmas do primeiro ao quinto ano, que ficarão em tempo integral, ela comentou também que existe possibilidade de implantar mais escolas em tempo integral em 2024. “De acordo com o plano municipal de educação, nós temos que implantar mais escolas, nós não conseguimos ainda agora para 2023, devido ao espaço físico, mas nós iremos solicitar uma planta para a gente construir uma escola de tempo integral no bairro da Vila Rosa, lá há um terreno da Prefeitura”, explicou Márcia.
Obras escolares em 2022
A secretária comentou sobre algumas obras e reformas em escolas da rede municipal, algumas já estão concluídas e outras ainda estão em andamento, são elas:
Escola de Faxinal dos Quartins: Construção de 4 salas, e fossa. (concluída)
Escola de Guarauninha: Construção de 4 salas. (em andamento)
Escola de Queimadas: Calçadas em frente a escola. (concluída)
Escola de Santa Bárbara: Pintura externa. (concluída)
Cmei Recanto dos Pequeninos: Pintura externa. (concluída)
Escola Gabriel Prestes: Troca de telhado. (em andamento)
Troca de piso e fiação: Cmei Cristo Rei. (em andamento)
Cmei Recanto dos Pequeninos: Reforma urgente (em andamento)
Escola Nossa Senhora do Rocio: Reforma (em andamento)
Escola Integrada: Troca de assoalho. (concluída)
Compra de 6 parquinhos, 4 para as escolas (Integrada, Gabriel Prestes, Eurides e Nª Srª do Rocio) e 2 parquinhos para praças.
Obras escolares previstas para 2023
Escola Nossa Senhora do Rosário (em processo de elaboração).
Escola de Colônia Maciel (projeto está pronto, irá para licitação).
Quadra coberta e espaço para educação infantil na Escola de Queimadas.
Quadra coberta para a Escola Integrada Jesuíno Marcondes Imaculada Conceição.
Contratação de Servidores
De acordo com Márcia, as inscrições para o PSS da educação serão abertas do dia 26 de dezembro até o dia 10 de janeiro, pelo site da Prefeitura Municipal, para início em fevereiro. Uma novidade nesse edital para 2023 é a contratação de ‘agente educacional’, para cuidar das crianças, da higiene, da alimentação e prestar auxílio aos professores.
Início das aulas em 2023
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Palmeira terão início no dia 6 de fevereiro, a secretária adiantou, que para o primeiro dia de aula a Secretaria de Educação, espera fazer a entrega de um kit de material escolar para os alunos.
Confira a entrevista completa em nosso facebook.
Texto: Andrea Borges
Foto: Rinaldo Agottani
Notícias Relacionadas
Paraná consolida liderança no Ideb
O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Leia Mais
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais