Profissionais destacam alimentação e atividade física como formas importantes de prevenção ao câncer de próstata
O mês de novembro é o mês de conscientização contra o câncer de próstata, sendo no Brasil, o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer pele. As campanhas deste mês destacam formas importantes para a prevenção da doença como a alimentação saudável e também a prática de atividades físicas, que vem evidenciando os inúmeros benefícios tanto para a saúde do homem como para a saúde da população.
Segundo a Nutricionista Michele Stavski, um dos alimentos que são carro chefe, na prevenção como no tratamento do câncer de próstata, é o antioxidante que se chama licopeno, apresentado em alimentos como tomate, goiaba, melancia, e em outras frutas ou outros vegetais de cores vermelhas, segundo ela, ele tem uma substância importante na prevenção contra o câncer de próstata e pode reduzir em até 40% o risco de desenvolver este câncer, Michele destaca que o consumo deve ser de pelo menos 4 vezes na semana desses alimentos.
A profissional cita outros alimentos que podem ser adicionados na alimentação, como: alho e cebola que contém alicina, pimenta vermelha que possui capsaicina, peixes de águas frias e profundas, que possuem ômega 3 e que tem ação anti-inflamatória. Michele destaca também o uso da linhaça, aceite de oliva extravirgem, e a cúrcuma.
Michele ressalta que o excesso de peso entre os homens é um fator de risco para o câncer de próstata, pois apresenta mecanismos inflamatórios e de produção de moléculas com potenciais cancerígenos desregulados. Outro fator importante apontado pela profissional, é também o estresse, pois ele desencadeia dores musculares, insônia, transtornos alimentares, depressão, impedindo uma qualidade de vida, e resulta nessa rotina alimentar descontrolada. “O aumento de alimentos inadequados e calóricos, também são consequências desse ganho de peso, então, além desses cuidados com a alimentação, é muito importante a ingestão de água diária na quantidade certa e ideal para cada indivíduo, além da atividade física regular, que vai auxiliar no cuidado do corpo e a mente. Então a minha dica para os homens é: busque um apoio de nutricionista para auxiliar no processo de alimentação saudável e na prevenção das doenças, principalmente no câncer de próstata, além disso, caso você seja diagnosticado com a doença, o nutricionista, é o profissional que vai te ajudar e te indicar uma dieta adequada para o tratamento ou após o tratamento”, destacou Michele Stavski.
Atividades físicas
Uma grande aliada na prevenção do câncer de próstata bem como destacou a Nutricionista Michele Stavski, é a atividade física. Gabrielle Costa, Profissional de Educação Física e Proprietária da Marvel Academia, destaca a importância de os homens desenvolverem o hábito de praticar alguma atividade física, para fortalecer o seu corpo e o seu sistema imunológico. “Quando a gente possui um corpo saudável, em pleno funcionamento com todos os hormônios e todos os órgãos funcionando bem, com a liberação hormonal correta, a chance de a gente passar por um processo inflamatório, seja ele através do câncer, seja ele através de qualquer outra doença, é muito menor, porque o nosso corpo é um ambiente que se torna propicio a ter problemas de saúde se ele não é um corpo ativo”, disse Gabrielle.
Segundo a profissional ao praticar uma atividade física, acontecem grandes liberações hormonais, como liberação de insulina, ou testosterona no homem por exemplo. Ela exemplifica que um homem obeso, fumante e alcoólatra, tem muito mais predisposição a gerar ou adquirir uma doença do que um homem saudável que pratica atividades físicas regulares. “Sem contar que o homem que pratica uma atividade física, possui uma musculatura mais fortalecida, um sistema aeróbico desenvolvido e terá menos dificuldade de passar por um problema de saúde, por exemplo como um câncer de próstata, ele pode até ter a doença, mas para as passará pelo processo de tratamento do câncer com mais facilidade, o corpo dele é mais forte, o seu sistema imunológico é mais forte, as suas células musculares são mais desenvolvidas”, disse Gabrielle Costa.
Gabrielle reitera sobre pensar na saúde como uma construção a longo prazo, a atividade física portanto é uma prevenção e ela deve ser praticada por toda a vida. “Ela não tem um efeito cumulativo como a gente diz, às vezes o praticante acha que praticar por 1 mês, 2 meses e está bom, mas na verdade temos de desenvolver isso como um hábito de vida. A gente precisa pensar a respeito disso e fazer planos futuros do que a gente gostaria para o nosso corpo, da qualidade de vida que a gente gostaria, e saber que o nosso corpo é a nossa morada”, destacou a profissional.
Texto: Andrea Borges
Fotos enviadas pelas entrevistadas
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais