Dia Nacional do Doador de Sangue: Saiba como doar sangue no Paraná

Dia Nacional do Doador de Sangue: Saiba como doar sangue no Paraná

Publicado em: 25 nov, 2022 às 8:04

Em 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

É possível agendar horário para doação de sangue nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Fabíola Viol T. Alves, Coordenadora do Hemonúcleo de Ponta Grossa, parabeniza os doadores de sangue neste dia e incentiva a população a doar sangue. “Hoje venho parabenizar a todos os doadores pelo seu dia e convidar você que não faz parte deste grupo, a ser também um doador de sangue. Para isso, precisa pesar mais que 50 kg, trazer um documento oficial com foto, vir bem alimentado e bem dormido até o Hemonúcleo de Ponta Grossa. A sua doação pode ser preferencialmente agendada  ou pode comparecer diretamente no Hemonúcleo, que com certeza a gente vai viabilizar para que você doe naquele momento”, disse Fabíola.

No dia de doar:
Esteja descansado e alimentado (evite alimentos gordurosos 4 horas antes)
você será cadastrado no sistema, passará por triagem clínica e fará um exame de sangue rápido para garantir que não tem anemia. Se os critérios forem atendidos, você será encaminhado para a retirada de 450 ml de sangue
compareça à unidade em que fez o agendamento.
 
Agende seu horário para doação através do site do Governo do Paraná
 
Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde
Foto: Pixabay