Dia Nacional do Doador de Sangue: Saiba como doar sangue no Paraná

Em 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
É possível agendar horário para doação de sangue nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Fabíola Viol T. Alves, Coordenadora do Hemonúcleo de Ponta Grossa, parabeniza os doadores de sangue neste dia e incentiva a população a doar sangue. “Hoje venho parabenizar a todos os doadores pelo seu dia e convidar você que não faz parte deste grupo, a ser também um doador de sangue. Para isso, precisa pesar mais que 50 kg, trazer um documento oficial com foto, vir bem alimentado e bem dormido até o Hemonúcleo de Ponta Grossa. A sua doação pode ser preferencialmente agendada ou pode comparecer diretamente no Hemonúcleo, que com certeza a gente vai viabilizar para que você doe naquele momento”, disse Fabíola.
Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da SaúdeFoto: Pixabay
Notícias Relacionadas
Caminhada marca mês de conscientização do autismo em Palmeira
A cidade de Palmeira se prepara para um momento especial de sensibilização e união. Neste sábado (12), será realizada a 2ª edição da Caminhada pelo Autismo, em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Leia Mais