Procon de Palmeira dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
Nesta (25) é dia de Black Friday. Neste ano, as expectativas de compras são ainda maiores, pela procura de produtos para a Copa do Mundo.
Mas é preciso ficar atento para não cair em golpes e fraudes – ou mesmo das promoções “falsas”, o famoso “tudo pela metade do dobro”.
A Técnica do Procon de Palmeira, Rosidalva Muchinski Stavski faz um alerta aos consumidores. Segundo ela, a primeira dica é priorizar sites conhecidos, que tenham boa reputação e comentários de clientes. “Outra medida a ser tomada é não utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para efetuar as compras. Dessa forma, os dados bancários do cliente não ficarão salvos na máquina em questão”, acrescentou ela. Rosidalva também lembrou que é importante que os consumidores utilizem celulares e computadores com antivírus para proteção dos dados.
“É necessário também verificar com atenção as formas de pagamento e desconfiar quando há poucas informações sobre troca e devolução. Também é preciso desconfiar de promoções com preço muito baixo, que são menores do que o valor do produto. Em caso de pagamento por pix, a dica é realizar o pagamento dentro do site da loja e verificar se quem vai receber o dinheiro é a empresa de fato. Verificar dados da loja como nome, CNPJ. Se for pagar por boleto, é preciso conferir o nome da empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco no momento do pagamento.
Outras dicas do Procon de Palmeira são:
- Acompanhe o preço do produto pra ter certeza – no dia – que realmente o valor baixou.
- Pesquise preços em lojas online e físicas. Você vai encontrar diferenças e economizar.
- Tome cuidado com links recebidos de redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail. Você pode cair num site falso e levar um enorme prejuízo.
- Exija e guarde a nota fiscal. Esse documento vai te permitir reclamar caso dê algum problema.
- Não compre por impulso. Avalie se precisa e pode comprar o produto nesse momento.
Atendimento
O Procon de Palmeira está localizado na Central de Atendimento ao Cidadão. Os telefones para contato são: 42 3909-5071 ou 3909-5124 (que também é WhatsApp).
Texto: Bruna Camargo com informações da TV Brasil
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira (20)
Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20) a segunda parcela do décimo terceiro. Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro teve a primeira parcela paga até 29 de novembro, conforme a legislação. Segundo Leia Mais