Dia Nacional da Homeopatia é celebrado nesta segunda-feira, 21 

Dia Nacional da Homeopatia é celebrado nesta segunda-feira, 21 

Publicado em: 21 nov, 2022 às 8:35

Nesta segunda-feira 21 celebra-se o Dia Nacional da Homeopatia. De acordo Ministério da Saúde o Dia Nacional da Homeopatia foi oficialmente instituído em homenagem à data de chegada ao Brasil do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858), ocorrida em 21 de novembro de 1840.

Segundo Tatiane Jacon Farmacêutica Generalista e Proprietária da Clínica Luvitá, a homeopatia faz parte das chamadas práticas integrativas e complementares, ela tem um caráter holístico, baseado no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes, ou seja, a cura pelo semelhante, ela é diferente da alopatia, que são os medicamentos comuns como anti-inflamatórios ou antibióticos. “A homeopatia, busca estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na interação do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Ela recoloca o paciente no centro da atenção, levando em consideração as dimensões física, psicológica, social e cultural, a homeopatia entende que o adoecimento é a ruptura da harmonia dessas diferentes dimensões”, destacou Tatiane.

A farmacêutica explicou ainda que a homeopatia tem objetivo de fortalecer a relação médico paciente estimulando a autonomia e auto cuidado dos pacientes. “Ela busca fortalecer também a relação médico paciente como um dos elementos fundamentais, promovendo a humanização na atenção, estimulando o auto cuidado e também a autonomia do indivíduo. Atua em diversas situações clínicas do adoecimento, por exemplo, doenças crônicas não transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduzindo a demanda por intervenção hospitalar, emergências e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do usuário, ela contribui também para o uso racional de medicamentos”, explicou a profissional.

Texto: Andrea Borges
Foto: Pexels/ Tara Winstead