Novembro Azul: Médico explica sobre câncer de próstata e resistência em relação ao cuidado da saúde masculina

Novembro Azul: Médico explica sobre câncer de próstata e resistência em relação ao cuidado da saúde masculina

Publicado em: 6 nov, 2022 às 10:37

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e de campanhas voltadas a saúde do homem como um todo, conhecido como ‘Novembro Azul’. O Novembro Azul é um mês mundialmente dedicado à prevenção do câncer de próstata. Ele foi iniciado em 2003 na Austrália e é uma campanha bastante ampla, que conta com adesão de mais de 20 países, já que o câncer de próstata tem alta incidência.

O Dr Gabriel Dutra Basseto, Médico na unidade Santa Rosa, comenta sobre a função da próstata. “A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, ela tem uma função de produzir um líquido, um fluído que vai proteger os espermatozoides no sêmen, e ao ser uma glândula está bastante exposta aos fatores hormonais e outros fatores também que levam ao câncer de próstata”, disse Gabriel.

O Médico destaca que ainda existe um mito entre os homens, e existe uma resistência em relação ao cuidado da saúde e, principalmente, quanto as ligadas a parte sexual, ao órgão sexual, já que a próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino.  Ele comenta sobre o desafio de tentar desmistificar o exame do toque retal. “Aqueles pacientes que já vem na consulta hoje em dia sabe que a gente não fica e não faz toque retal, e também temos tentar tirar um pouco da cabeça dos homens que o PSA deve ser pedido amplamente, a gente pede em casos selecionados, não em todos os pacientes. O câncer em si, ele tem fatores de risco, é mais comum em pacientes maiores de 50 anos, mais comum na raça negra, no paciente obeso e, principalmente, se tem histórico familiar. É uma doença silenciosa, então muitas vezes a gente acaba perguntando para o homem na consulta se ele está tendo sintomas urinários fundamentalmente (…)”, explicou o Médico Gabriel.

Gabriel comenta sobre o trabalho das unidades de saúde em relação a conscientização da saúde masculina, e a importância de os homens buscarem seus postos de saúde para acompanhamento e para sanar dúvidas. “No Brasil, nós não somente falamos do novembro azul como a prevenção ao câncer de próstata, também falamos sobre a conscientização da saúde integral do homem, conscientização da hipertensão, do diabetes, do colesterol, do tabagismo, entre outras doenças. Então esse é um mês especial onde todas as estratégias de saúde  estão voltadas para a saúde do homem, em caso de qualquer dúvida toda a unidade está preparada para auxiliar a comunidade”, disse o profissional.

 

Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde

Foto: Canva