No Dia do Médico, Pediatra comenta sobre a escolha da profissão

No Dia do Médico, Pediatra comenta sobre a escolha da profissão

Publicado em: 18 out, 2022 às 8:24

Hoje (18) é celebrado o Dia do Médico, a data presta homenagem aos profissionais que cuidam da saúde das pessoas. Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.
A Pediatra Amanda Retrô, é formada há 5 anos, e contou que quando criança sempre falava que seria veterinária, mas foi no ensino médio que o cuidado pelos seres humanos falou mais alto, e decidiu optar pela medicina. Segundo ela a decisão de atuar como pediatra veio no fim da graduação, quando teve experiência na área através do internato e se encantou pela pediatria. “Sempre tive uma boa convivência com criança, sempre gostei muito, quando eu era criança e adolescente era escolhida para cuidar dos meus primos de crianças menores, porque eu sempre tive paciência, mas eu achava que eu iria cardiologista, porém, conforme  foi passando a faculdade, eu fui vendo que a área da cirurgia não era algo que eu queria, apesar de gostar bastante, não me encantou de nenhuma forma e quando eu fui para o internato, que são os 2 últimos anos da medicina, os anos de mais prática, eu me encantei pela pediatria e decidir seguir na profissão”, explicou Amanda.
Amanda destaca que o pediatra é um médico de acompanhamento, não só de causas urgentes, ela destaca que mesmo antes de o bebê nascer os pais já podem realizar uma consulta com esse especialista. “Às vezes a gente tem o hábito de achar que é só quando a criança esta doente, mas é muito importante a gente fazer um acompanhamento de rotina, a primeira consulta do recém-nascido já primeira semana de vida, e também a gente sempre fala que já pode existir uma primeira consulta com o pediatra no terceiro trimestre da gestação”, comentou a médica.
A médica explica que na hora de escolher um pediatra é importante observar se há uma conexão entre o profissional e os pais/responsáveis, se há concordância nos pontos de vista e nos ideais da família. “Deve haver essa conexão, afinal, ele será um médico para a vida toda, outras questões mais profissionais fundamentais que é bom a gente ter atenção é quando o profissional tem sugestões milagrosas ou  diz que ‘criou método inovador’, nesses casos a gente precisa sempre ficar de olho para ver se se isso é realmente algo compatível”, disse.
Amanda cita a importância de sentir se o profissional é empático e atencioso durante a consulta. “É importante notar se ele presta atenção no que você disse, se ele está ali empático com o seu sofrimento, e que suas dúvidas estão sendo esclarecidas”, finalizou.

Texto: Andrea Borges
Foto enviada pela entrevistada