Dia do Fisioterapeuta: profissionais comentam sobre trajetória e explicam quando procurar por um fisioterapeuta

Dia do Fisioterapeuta: profissionais comentam sobre trajetória e explicam quando procurar por um fisioterapeuta

Publicado em: 13 out, 2022 às 10:30

Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia do Fisioterapeuta, a escolha desta data foi determinada pela aprovação do Decreto-Lei no 908/69, regulamentando, assim, a profissão. Além disso, em 1975, foi aprovada a Lei nº 6.316, de caráter federal, estabelecendo direitos e obrigações para esses profissionais.

A profissional, Jéssica Casaril Czelusniak, atua na área de reabilitação, mas conta que escolheu ser fisioterapeuta com interesse na área de dermato funcional, que atua nas disfunções estéticas na qual é pós-graduada. Ela destaca como a profissão é abrangente indo desde a ortopedia, neurologia, pediatria, entre outras áreas. “Nossa profissão vem crescendo e ganhando reconhecimento na sociedade, por exemplo, os injetáveis que foram recentemente liberados aos profissionais dermato funcional que se capacitarem. Outro tratamento moderno voltado para a reabilitação que são as ondas de choque vem tendo excelentes resultados na melhora das dores crônicas, como a tendinite, a bursite, o esporão do calcâneo e fascite plantar”, disse Jéssica.

Ligia Maracci atua há 8 anos como fisioterapeuta em Palmeira, a profissional comenta que é muito importante procurar um fisioterapeuta toda vez que o corpo tem uma perda de função, seja por uma doença neurológica, ortopédica, reumática, dermatológica, cardíaca, respiratória. Um exemplo de doença respiratória que tem uma grande perda de função pulmonar é a da covid-19, de acordo com Ligia, os casos mais graves têm uma perda de função pulmonar, e a fisioterapia tem sido um grande recurso utilizado para devolver essa função para o paciente. “Toda vez que o nosso corpo perde alguma função, perde alguma capacidade de algum movimento, perde a capacidade de desenvolver algo forma plena, a fisioterapia é um recurso que pode ajudar, seja dor nas costas, seja porque você teve um AVC, por uma dermatite, por uma incontinência urinária, se o teu corpo não está funcionando de forma correta nós fisioterapeutas somos os profissionais que estamos a sua disposição para fazer com que o teu corpo faça tudo o que você quer fazer, de forma plena e com qualidade de vida”, destacou Ligia.

 

Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski

Foto enviada pelas entrevistadas