No Dia Mundial da Saúde Mental médico destaca aumento de procura por serviços relacionados a saúde mental
Nesta segunda-feira 10, celebramos o dia O Dia Mundial da Saúde Mental, a data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.
O Doutor Taylor Aráujo Clinico Geral e Especialista em Saúde Mental que atualmente também faz parte da Coordenação de Saúde Mental do Município, contou que percebeu nesses últimos anos um crescimento nos problemas relacionados saúde mental e a procura por serviços relacionados. “Ultimamente venho notando uma crescente de casos e de problemas relacionados à saúde mental e com isso, cada vez mais os serviços têm ficado lotados com relação a isso. A população em geral cada vez mais tem sofrido com uma enxurrada de informações, de situações que causam um aumento de ansiedade, a todo momento somos bombardeados por informações muito rápidas, questões muito rápidas, estilos de vida perfeitos, viagens, principalmente ocasionados pelas redes sociais, isso tem ocasionado nas pessoas uma certa insegurança do tipo “poxa a minha vida não é boa o suficiente, onde eu estou não é bom”, então é sempre aquela história ‘a grama do vizinho é sempre mais verde’. Esse é um dos grandes motivos pelos quais tem se aumentado ainda mais o grau de ansiedade, principalmente entre os jovens, isso gera sem sombra de dúvidas uma angustia, que leva a uma ansiedade que pode levar um quadro depressivo”, disse o Doutor.
O médico destaca a importância do autoconhecimento para evitar quadros de ansiedade, depressão, tristeza. Ele reitera o trabalho do conhecimento interior é necessário e deve ser constante. “Essas datas são muito importantes para que a gente lembre de cuidar da saúde mental, a saúde mental antes de mais nada é um autoconhecimento de quem você é, o que você é, para que você veio. Você precisa antes de mais nada responder essas perguntas para que você tenha um certo conforto ao longo da sua vida. Lembrando que é sempre um trabalho constante, não é da noite para o dia, não se agarre somente a pílulas, não se agarre somente a médicos, enquanto você não tiver a consciência de quem você é e não tiver a consciência da sua saúde mental e de que você precisa fazer algo para mudá-la, não há quem resolva. Então não se esqueça que o maior cuidado parte de você”, destacou Taylor Aráujo.
Os atendimentos em saúde mental ocorrem nas unidades básicas do município, Taylor comenta que todas as unidades estão capacitadas para ter um atendimento em saúde mental. “Uma saúde mais especializada seria no Caps, porém para que isso aconteça, é necessário que você passe primeiramente pela sua unidade básica de saúde ou Pronto Socorro. Eu atendo na Clinica Renove, todas as segundas e quintas-feiras, cuide da sua saúde mental e não deixe de procurar ajuda”, disse o médico.
Texto: Andrea Borges com informações de Defensoria Pública do Estado do Paraná
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais