Em entrevista ao Noticiário P7, Juíza da Comarca de Palmeira fala sobre cerimônia de lacração das urnas

Em entrevista ao Noticiário P7, Juíza da Comarca de Palmeira fala sobre cerimônia de lacração das urnas

Publicado em: 21 set, 2022 às 12:16

Acontece nesta quinta-feira (22) no Fórum Eleitoral de Palmeira, a cerimônia de lacração de carga e lacração das urnas a partir das 8h.
Em entrevista ao Noticiário P7 desta quarta-feira (21) a Juíza da Comarca de Palmeira, a Doutora Claudia Sanine Ponich Bosco, explicou que a cerimônia é um ato público, logo toda comunidade é convidada a acompanhar. “É uma cerimônia na qual todas as urnas que serão colocadas nas sessões no dia da eleição, se demonstram que elas estão zeradas, ou seja, que não há nenhum voto dentro daquela urna. Verificando isso, é colocado então o material que vai receptar todos os votos e neste momento é feita lacração no sentido da palavra mesmo; são colocadas etiquetas em toda a urna (…). Esses lacres somente serão rompidos pelo presidente da sessão no dia das eleições eles são às oito horas da manhã, quando se apresentar o primeiro eleito até a sala”, explicou a Juíza.
Doutora Cláudia também esclareceu que até o dia 2 de outubro a urna fica, portanto, lacrada, dentro de uma caixa que será somente conduzida ao local da votação no dia da eleição.
Na ocasião, ela reforçou o convite para que população acompanhe esta cerimônia. “É importante que a comunidade se faça presente se assim tiver oportunidade até para que nós possamos desmistificar algumas questões que são sempre colocadas como uma desinformação de que as pessoas poderão acessar a urna antes do dia da eleição, que as pessoas poder já carregar votos dentro dessa urna que será utilizada … então é importante que a comunidade se faça presente pra observar como é o trabalho realizado para justamente verificar com seu próprios olhos o quanto a urna é segura e de quanto ela é resguardada e protegida e mantida em segurança até o momento em que irá iniciar o trabalho da coleta dos votos”, disse ela.

Texto e foto: Bruna Camargo