Pinheiral de Cima celebra festa em louvor a nossa Senhora da Assunção neste domingo (18)
A comunidade de Pinheiral de Cima celebra neste domingo (18) festa em louvor a Nossa Senhora da Assunção. A programação começa às 6h com alvorada festiva, às 10h será haverá Santa Missa, ao meio dia acontece o tradicional almoço e às 13h30 inicia-se bingo e leilão.
A comunidade de Pinheiral de Cima está situada na região sul do Município, nas margens da PR 151, altura do Km 94, sentido Palmeira/São João do Triunfo. Segundo histórico publicado pela historiadora Vera Lucia Mayer no Jornal Ipiranga Ed. 200 | Maio 2019, na terra da abundância dos pinheirais, mais um grupo de pessoas procedente de várias etnias vão se congregar em comunidade, no fim dos anos de1940. Pinheiral de Cima foi assim denominado por conta de que já, em anos antes, na parte mais baixa, havia um lugarejo denominado Pinheiral de Baixo. “A escolaridade e a religião sempre ocuparam a vida dessas pessoas, por isso uma escola foi a primeira coisa a ser pensada e construída em terreno doado pelo senhor Henrique Breginski. Assim, em 1947, a escola já se encontrava em pleno funcionamento, com a denominação de Escola do Pinheiral Santa Rosa, como já era denominado o local naquela época. (Anos mais tarde a escola transferida para o terreno do senhor Paulo Gremski, mais perto da casa da Professora, senhora Olina Maria Vantroba Soares). Para os ofícios religiosos, aqueles habitantes precisavam ir às comunidades de Mandaçaia ou Passo do Tio Paulo, até que, por iniciativa do senhor Estevam Rigoni, em 1952, uma bonita igreja de madeira fora construída, com a ajuda dos moradores que, além da ajuda financeira, doaram os bens necessários para o funcionamento da igreja. Daí em diante, todas as atividades religiosas eram celebradas na própria comunidade, como a catequese, a visita da capelinha nas casas com a imagem da Nossa Senhora Aparecida, a reza do terço, missas e demais celebrações”, aponta o texto.
Padroeira de Pinheiral de Cima
Vera destacou que como padroeira da comunidade, a senhora Olina Maria Vantroba Soares indicou Nossa Senhora da Assunção, cuja devoção é cultivada até os dias atuais, quando a comunidade celebra sua festa no mês de agosto. “Dada a ação do tempo, alinda e espaçosa capela de madeira precisou ser substituída por uma de alvenaria no ano de 1991. Substituiu–se o templo, mas o espírito religioso dado pela fé católica continua reinante entre seus inúmeros moradores, na sua maioria descendentes dos pioneiros fundadores da comunidade, que atuam em harmonia com as normas da Igreja e a orientação paroquial”, detalhou a historiadora.
Texto: Andrea Borges
João Borges Júnior/PASCOM
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais