Censo Demográfico fecha o primeiro mês de coleta de dados

Os resultados dos trabalhos do IBGE estão presentes no dia a dia dos brasileiros e a todo tipo de serviço que seja prestado ao cidadão, inclusive, serviços de dados que são prestados à estudantes, profissionais, empresários, todos eles são afetados diretamente pelo resultado das pesquisas do IBGE.
Ao finalizar o mês de agosto, Mauro da Silva Neves, coordenador do IBGE na região faz um balanço das atividades desenvolvidas durante o primeiro mês de trabalho em nosso município com as coletas de dados para o Censo Demográfico 2022. “Existe uma previsão do IBGE de que haja 11.290 domicílios em Palmeira, dos quais 9.970 as estão estimados como ocupados. Os restantes estão vagos ou são de uso ocasional. Nós já entrevistamos/visitamos um total de 3.984 domicílios desse total, a gente conseguiu fazer entrevista em 2.936 deles, 2 entrevistas foram por telefone, nós tivemos 635 domicílios em que o morador estava ausente na visita do recenseador, ele volta pelo menos mais 3 vezes nesses casos, nós infelizmente tivemos 29 casos de recusa. Dentro desses dados, nós temos já levantados, os recenseados em Palmeira foram 8.368 pessoas, dos quais 4.100 são homens, 4.268 são mulheres e também nós temos até o momento que cada domicilio visitado e entrevistado em Palmeira está com uma média de 2.8 pessoas por domicilio, que é uma média próxima da nossa média dentro do estado do Paraná também”, explicou.
Mauro acredita que o censo em Palmeira seja concluído por volta de 23 de outubro. “Essa é uma previsão momentânea, ela pode se alterar conforme dificuldades, tempos chuvosos (…)”, disse.
“Em relação aos recenseadores de Palmeira, tínhamos uma previsão inicial de 30 recenseadores, nós estávamos com 17 recenseadores e com 13 vagas. Foi aberto um processo seletivo relâmpago, para algumas cidades do Brasil, entre elas Palmeira, esse processo se iniciou na sexta-feira passada e terminou nesta segunda, é um processo em que não havia necessidade de pagamento de taxa de inscrição e era apenas a análise de currículos, então nos próximos dias nós vamos ter contratação de mais alguns recenseadores. Há 3 vagas para recenseadores em aberto ainda, das quais 9, são para ampla concorrência, 3 para pessoas pardas e pretas e uma vaga para pessoas com deficiência. Então este é o quadro que nós temos nesse momento para o município de Palmeira”, finalizou.
Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: Arquivo IBGE
Notícias Relacionadas
Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves celebra 78 anos de história
No último sábado (26), o Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves comemorou 78 anos de história e conquistas na educação de Palmeira e região. O diretor Lívingston Garcia usou as redes sociais da instituição para homenagear a escola e celebrar Leia Mais
Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5
Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5. O anexo a Ordem Leia Mais