No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, conheça mais sobre as ações do setor
Nesta sexta-feira (05) celebra-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária data que tem como objetivo promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimento e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral, quanto aos temas relacionados com a vigilância sanitária.
Ângela Haas Dias, engenheira de alimentos, explica que a vigilância sanitária está presente em muitos momentos de nossas vidas, desde a qualidade do alimento que chega à nossa mesa passando pelo remédio, a vacina, os estabelecimentos frequentados, até os artigos de saúde que entram no país, segundo ela, tudo depende das ações da vigilância sanitária. “A vigilância sanitária, ela é um conjunto de ações que são capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e também de intervir nos problemas sanitários, que são decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde”, disse.
Ao todo, o órgão da vigilância sanitária, é responsável por 12 temas gerais que são: os agrotóxicos, os alimentos, os cosméticos, os laboratórios analíticos, medicamentos, saneantes, tabaco, os serviços de saúde e produtos de saúde, as áreas de portos, aeroportos e fronteiras, sangue, tecidos, células e órgãos. “São funções da vigilância sanitária, controlar todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, e também atua no setor da prestação de serviços relacionados à saúde. Então, para dar conta de todo esse trabalho de vigilância sanitária em um país do tamanho do Brasil, existe uma rede nacional da atuação que abrange o nível central, que é a Anvisa, e as unidades dos estados dos municípios que são conhecidas como as vigilâncias sanitárias ou visas, as estaduais e as municipais”, explicou Ângela.
Ela explicou ainda, que dentro do município de Palmeira, há uma equipe multidisciplinar que coordena programas de qualidade de água, de controle proporcional populacional, de animais. “Fiscalizamos estabelecimentos e serviços, atende a denúncias, orienta contribuintes, capacita profissionais e população. Se você tem alguma dúvida, ou preciso de algum serviço referente à vigilância sanitária, você pode nos procurar quando precisar”, finalizou.
Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde
Foto: Olímpia SP
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais