Comunidade se despede de ilustre palmeirense, Berillo Capraro
Faleceu ontem (14) o Sr. Berillo Capraro às 22h00, em Hospital de Curitiba aos 87 anos de idade. Berillo Capraro deixa a lamentar seus filhos Aline c/c Joe Tennylson Velo // Italo (solteiro) e Fabiana (de saudosa memória).
Deixa ainda as netas Serena e Ana Clara e demais familiares e amigos. Era casado com Onidia Benvenuti Capraro (de saudosa memória). O corpo está sendo trasladado de Curitiba com local de velório e horário de sepultamento a ser designado pela família.
Segundo histórico documentado pela historiadora Vera Mayer, Berillo Capraro, nasceu em Palmeira em 18 de março de 1935, na Colônia Francesa, filho de Italo Capraro e Laura Krambeck Capraro. Sentia-se orgulhoso em confirmar sua descendência de famílias imigrantes da França (Floran e Clermon), e, de famílias alemãs (Ristow e Krambeck), além da família paterna de Giuseppe Francesco Capraro, imigrante italiano. “Na infância, concluiu o curso primário no Grupo Escolar Jesuíno Marcondes e já adolescente, no Internato Marista do Colégio Paranaense em Curitiba, onde iniciou o curso ginasial, vindo a concluí-lo na 1ª turma do Ginasial Municipal de Palmeira. Graduou-se na Escola de Farmácia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná”, mostra o documento
A vida profissional do Dr. Berillo Capraro foi coroada por conquistas de grande valor sendo ele um batalhador para a criação do Conselho Federal de Farmácia, tendo sido um dos primeiros inscritos no Conselho de Farmácia do Paraná, sob o nº 21.
- Responsável técnico e proprietário da Farmácia Capraro em Palmeira, desde 1958.
- Fundador e responsável pelo Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Palmeira, de 1958 até 1978; Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Responsável Técnico e iniciador da firma INQUIFAR (Indústria Química Farmacêutica Ltda.) em Palmeira e posteriormente do encerramento desta experiência;
- Professor da cadeira de Química no curso Técnico Agrícola, do Colégio Agrícola Dr. Getúlio Vargas, tendo sido paraninfo da primeira turma de formandos.
- Vereador na Câmara Municipal de Palmeira de 1972 a 1976; Presidente da Câmara Municipal de Palmeira de 1972 a 1974; Presidente do PMDB de Palmeira por 12 anos; Presidente da Comissão Provisória do Partido Social Liberal.
Teve papel relevante como sócio fundador e presidente do Lions Clube de Palmeira, em 1968, sempre apoiando campanhas educativas de alcance comunitário de grande valor para o desenvolvimento municipal, assim, quando atuou como 1º provedor do Asilo de Velhos “Acelino Teixeira de Oliveira”. “O Dr. Berillo sempre buscou estar junto ao seus conterrâneos, participando como sócio nos Clubes Palmeirense, Beneficiente, Juventude Atlética Palmeirense, além de participar como sócio-fundador da Associação Italo-Brasileira de Palmeira. Nesta noite, abraça mais um papel relevante em sua atuação junto aos interesses comunitários, sendo admitido como confrade no Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, tendo como seu Patrono, na cadeira nº 33, do respeitado Sr. Juvenal Marcondes Zanardini”, descreveu Vera.
Merecidas homenagens já lhe foram dedicadas, como:
- Prêmio Cidade Clima do Brasil, da Câmara Municipal de Palmeira, em dezembro de 2005;
- Medalha ao Mérito Manoel Demétrio – Loja Maçonica Manoel Demétrio de Palmeira, em 26 de setembro de 2008;
- Título de Grande Benfeitor – Homenagem da Colônia Witmarsum, em março de 2010;
- Título de Cidadão Benemérito, do Poder Legislativo e Executivo do Município de Palmeira, em 25 de novembro de 2010;
- Homenagem do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, em Curitiba em 27 de janeiro de 2012;
- Comenda de Cavaleiro Maior no IX Encontro do Povo Palmeirense, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, em 2015.
- Grão Mestre da Honorifica Ordem da Freguesia Nova de Palmeira, em 2017, ordem chancelada pelo Instituto Histórico e Geográfico de de Palmeira
Berillo foi casado com Onídia Benvenuti Capraro, tendo 3 filhos (Aline, Ítalo Capraro Neto e Fabiana) e uma irmã (Itália Capraro Suriano), sendo viúvo há muitos anos, a chegada de duas netas completou sua vida familiar com muita alegria e realização pessoal.
Texto com informações da Historiadora Vera Mayer e Funerária Nossa Senhora do Carmo
Foto: Acervo IHGP
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais