Entenda sobre a endometriose, doença que afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil

Entenda sobre a endometriose, doença que afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil

Publicado em: 14 jul, 2022 às 11:36

A endometriose, doença que acomete 6,5 milhões de mulheres no Brasil, ganhou repercussão nos últimos dias depois que a cantora Anitta revelou ter recebido um diagnóstico e que passará por cirurgia.
O dado sobre a ocorrência entre brasileiras faz parte de um levantamento feito em 2020 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No mundo, são 176 milhões de casos.
Ao se manifestar em uma rede social, a artista disse querer que mais pessoas falem sobre o tema e que mulheres recebam o apoio necessário.
De acordo com o Ministério da saúde, a endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
O Ginecologista e Obstetra Vinícius Guadagnin explica quais são os sintomas da endometriose e destaca a complexidade de um primeiro diagnóstico. “A endometrioses é uma doença que apresenta sinais e sintomas diferentes nas mulheres. Algumas apresentam dor na relação, outras mulheres dor durante o período menstrual ou ciclos menstruais aumentados com muita cólica, com muito fluxo, eventualmente alteração de trato gastrointestinal com dificuldade para evacuar ou com diarreia ou dores para evacuar. É uma doença com várias faces, com vários sinais e vários sintomas e muitas vezes não é diagnosticada de forma correta. Por isso é muito importante uma avaliação ginecológica, como a identificação correta da endometriose. Afinal, endometriose tem tratamento. O tratamento nem sempre é cirúrgico, muitas vezes, somente com a alteração do hábito alimentar, com algumas medicações simples, a gente consegue um tratamento eficaz.

Quando o assunto é endometriose, estão entre as orientações do Ministério da Saúde:

  • Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;
  • Faça todos os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
  • Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
  • Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

Texto: Bruna Camargo com informações de Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil e do Ministério da Saúde
Foto: Canva