Prefeito comenta sobre cenário da saúde em Palmeira

Prefeito comenta sobre cenário da saúde em Palmeira

Publicado em: 1 jul, 2022 às 15:17

O Prefeito Sergio Belich esteve no Noticiário P7 desta sexta-feira (1°) comentando sobre diversos assuntos relacionados aos 18 meses da gestão municipal, ele destaca que já está em andamento o chamamento de 2 empresas para contratação de médicos e que está em conversação com rede de hospitais para assumir a Santa Casa de Palmeira.
Inicialmente o Prefeito comentou sobre a questão da contratação de médicos em Palmeira. Ele explicou como está o processo de credenciamento para a contratação dos novos profissionais e afirma que 2 empresas estão em andamento para serem contratadas. “O município possui hoje 15 estratégias de saúde da família, das quais 7 possui atendimento médico e 8 estão sem médico, nós já fizemos 2 vezes a tentativa de contratação de médicos por PSS, infelizmente não tivemos resultado, isso em vários municípios aconteceu a mesma coisa, então não conseguimos a contratação dos médicos. O município logo em seguida começou um processo de credenciamento para contratação de médicos, o processo encontra-se em fase de chamamento e contratação, a expectativa é que o número de vagas existentes seja cumprido pelo número de inscritos pelo credenciamento na sua totalidade, a fase de chamamento de contratação está em andamento, as 2 primeiras empresas que participaram da licitação desistiram,  a terceira e a quarta já demonstraram interesse, é só assinar o contrato e fazer, a nossa expectativa é grande para que a gente possa colocar os médicos no município”, esclareceu.
Em relação a espaços físicos fechados, Sérgio disse que a estratégia de saúde da família de Queimadas e Santa Bárbara foram interditadas por irregularidades na estrutura. “A de Queimadas agora é questão de 10 dias ou 15 dias mais ou menos, inclusive a de Queimadas, já tem um pessoal trabalhando, trocando todo o telhado  da estrutura, porque tinha  vazamento, infiltração de água, a gente tentou um paliativo a 20 e 30 dias atrás, ele melhorou, mas continua o vazamento. Então agora nós estamos trocando todo o telhado da unidade e espero que nos próximos dias já possa voltar ao atendimento normal”, disse.
A respeito da unidade de saúde de Santa Bárbara, o Prefeito comentou que o projeto entra agora em fase de licitação de empresa para construção, e que espera em breve poder iniciar as obras no local. A respeito da estratégia de saúde da família de Witmarsum, o projeto de construção de uma nova estratégia foi entregue em maio. “Só que o terreno que foi nos repassado pela administração passada, ele não comportava a colocação daquela unidade de saúde, então não tinha que ser feito, nós tivemos que desapropriar um terreno lá da comunidade, foi comprado pago à vista, e agora foi feito um projeto e  vai ser colocado em licitação também, para ser construído a obra lá”, comentou Sérgio.
Com a falta dos profissionais nas unidades de saúde, a busca por atendimento se concentra no Pronto Atendimento Municipal (PA), Sérgio comenta que está em conversação com rede de hospitais para assumir a Santa Casa de Palmeira. “O problema de saúde é no Brasil inteiro, estamos desde o ano passado em contato com uma rede de hospitais, para poder assumir a Santa casa, a conversação está bem avançada, espero que ainda este ano a gente consiga realmente realizar esse sonho, então eu acho que se Deus quiser ir até o final do ano, o grande hospital venha para a Palmeira para solucionar o problema de saúde aqui do nosso município”, destacou o Prefeito.
Em relação a municipalização do Pronto Atendimento, Sergio acredita não ser viável. “A Prefeitura hoje não tem estrutura para municipalizar a nossa saúde, a gente tem alguma intenção também lá com o hospital de cima (Madre Tereza), há processo correndo na justiça, mas a gente tem bastante coisa para fazer ainda pela saúde”, finalizou.

Texto e foto: Andrea Borges