Plantação de Girassol: “o que eu colhi de sorriso isso já me pagou”, afirma Edilson Gorte

A produção ainda não está pronta para colher, mas o agricultor que teve a audácia de cultivar girassol em Palmeira contou que o resultado de felicidade já é percebido por todos que passam pela rodovia e se encantam com a paisagem. “Antes de chegar no ponto de colheita, já estou colhendo muitos sorrisos e a alegria das pessoas que por aqui passam”, comentou Edilson Gorte, proprietário da Fazenda Dona Mathilde.
A plantação de girassóis fica às margens da rodovia PR 151, na Colônia do Lago e vem sendo ponto de parada quase que obrigatório de todos que desejam fotografar a beleza que a lavoura oferece.

Foto: Elder Scolimoski
De acordo com o agricultor, a cultura foi implantada na propriedade como experiência, mas principalmente como forma de cobertura do solo entre o período de colheita da soja até o plantio de trigo. “A ideia do Girassol foi de usar o nosso solo, não deixar ele descoberto”, explicou Gorte.
Colheita
Edilson contou que se trata de um híbrido do Mato Grosso, e que o ciclo normal da planta até a colheita é de 125 dias, mas que devido ao atraso na floração a colheita também será mais tarde. “Estamos com 107 dias e a colheita será no final do mês de julho mais ou menos. As flores já estão murchando, já está acabando o ciclo da floração em si”, mencionou o agricultor.

Foto: Elder Scolimoski
O mecanismo utilizado para a colheita é o mesmo do milho, cultura bastante explorada em nossa região. “A colheita é com a queixada de milho. Nós não precisamos investir nada, foi investido somente na ousadia de plantar Girassol em nossa região”, e, feliz, completou “o que eu colhi de sorriso isso já me pagou. No mundo em que estamos vivendo hoje, então esse sorriso das pessoas e alegria é contagiante”.
Novas experiências
Edilson Gorte contou à reportagem da Ipiranga FM que a exemplo do Girassol também plantou em sua propriedade Linhaça, fará ainda o plantio do Cártamo e no ano que vem vai cultivar o Grão de Bico. “Vamos ver o que vai dar certo”, brincou o empresário do ramo agrícola.
Segundo o agricultor, o Girassol foi uma surpresa, tendo em vista ser uma cultura de clima quente aqui, já que ele suportou três geadas. “O próprio agrônomo de Goiás que me passou o híbrido ficou espantado, porque ele também não tem noção do que vai acontecer com o Girassol aqui na nossa região”, concluiu.
Ouça a entrevista na íntegra

Em Palmeira agora também tem plantação de Girassol
Texto: Elder Scolimoski e Andrea Borges
Fotos: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Assembleia da Cafpal destaca participação feminina na agricultura familiar
No dia 31 de março, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) realizou sua Assembleia Geral Ordinária, momento importante para definir os rumos da organização. O evento contou com ampla participação dos associados e teve como um dos Leia Mais