Aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes está prevista para iniciar na segunda semana de junho em Palmeira
O Governo do Paraná divulgou nesta segunda-feira (30) que a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes vai iniciar nesta semana.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na sexta-feira (27) a Nota Técnica nº 35/2022 do Ministério da Saúde recomendando a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos.
De acordo com informações do Governo do Estado, após receber a nova orientação do Ministério da Saúde, a Sesa replicou a informação para as Regionais de Saúde. A Secretaria solicitou aos municípios que confiram os estoques disponíveis da vacina da farmacêutica norte-americana, e, aqueles que precisem de mais doses, devem oficializar o pedido para o Estado. Um novo envio de vacinas será realizado na quarta-feira (1º).
Segundo a Prefeitura Municipal de Palmeira, a previsão é de que os adolescentes do município receberam esta dose reforço na segunda semana de junho. A Prefeitura ainda informou que a nota técnica foi enviada no último sábado (28) e somente poderá ser utilizada a vacina da Pfizer ou Coronavac para essas doses na população entre 12 e 17 anos, porém o município não possui estoque dessas vacinas. “Estamos no aguardo de uma nova remessa para iniciar a vacinação desse grupo”, relatou a Prefeitura.
Outra informação é que atualmente o município vem realizando a repescagem de primeira e segunda doses, além das doses de reforço e segundo reforço para idosos. “Também estão acontecendo ações nas empresas da cidade, onde está sendo atualizado o esquema vacinal dos colaboradores”, diz o comunicado.
O governo federal informou que existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo e, por este motivo, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis. Anteriormente a dose adicional era direcionada somente para pessoas acima de 18 anos de idade, mas o Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi alterado.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira e Agência Estadual de Notícias
Foto: José Fernando Ogura/AEN
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais