Defesa Civil presta atendimento a 40 famílias atingidas pelo temporal deste domingo (29)

Defesa Civil presta atendimento a 40 famílias atingidas pelo temporal deste domingo (29)

Publicado em: 30 maio, 2022 às 14:28

De acordo com a Prefeitura de Palmeira, a Defesa Civil de Palmeira está prestando atendimento às 40 famílias atingidas pelo temporal de ontem (29) no município. Algumas equipes da Defesa estão realizando atendimento direto nas ocorrências já confirmadas, enquanto outras estão realizando visitas na área rural.
Segundo a administração municipal, a Defesa Civil está realizando a doação das telhas que possuía em estoque, para minimizar os danos nas residências e para que as famílias afetadas possam ficar seguras e abrigadas em suas casas novamente.
Outra informação confirmada pela Prefeitura é de que o Município está elaborando um processo de dispensa de licitação para poder adquirir itens essenciais para realizar o atendimento às pessoas vítimas do temporal.
Nesta manhã (30) a equipe da Ipiranga FM esteve visitando residências nas proximidades da PR 151 que foram afetadas pela chuva. Entre os relatos, está a história de Dona Neusa, mãe do Lucas. Ela conta que um pinheiro caiu sobre a residência, especificamente no quarto onde estava o berço de bebê. “Aqui parece um filme de terror. A casa foi bastante destruída, não aproveita mais nada. Não tem roupa, nada, molhou tudo. Está horrível, a casa não aproveita mais nada. (…) Estou levando os documentos do menino que a gente achou sobre os destroços da casa, estou levando embora. (…) Graças a Deus eles não estavam em casa”, contou a moradora.
João Maria de Jesus Pereira de 68 anos contou à Ipiranga FM que nunca tinha presenciado tal cenário de destruição em Palmeira nos 23 anos que reside na Vila Bugay. Ele relatou que tudo aconteceu muito rápido. Apesar dos prejuízos materiais, o senhor falou com alívio sobre os fortes ventos e a chuva não terem ocasionado feridos.

Doações
A Defesa Civil de Palmeira pede a ajuda da população para a doação de materiais, alimentos, roupas e cobertores. As doações serão todas destinadas às famílias afetadas pelas intempéries climáticas.
O estoque da Defesa Civil conta de 480 telhas de fibrocimento de 6 mm, porém, por seu uma telha de espessura grossa, a estrutura de muitas casas não suporta o peso. Portanto, quem tiver telhas de 4 mm, goiva, madeiramento, prego ou telhas de barro pode realizar a doação e entregar o material na Garagem da Prefeitura, no bairro da Vila Maria.
Já os alimentos, roupas e cobertores devem ser entregues na Central de Atendimento aos Cidadão, na rua Luiza Trombini Malucelli, 134, em frente ao Corpo de Bombeiros.

Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura de Palmeira
Foto: Elder Scolimoski