Entra na reta final o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2022

Entra na reta final o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2022, os escritórios de contabilidade, seguem com alto ritmo de trabalho para atender a demanda.
De acordo com Valdomiro Nepomuceno Pawlaki, essa rotina de trabalho já faz parte dos contabilistas nos últimos dias que encerra o prazo. Ele brinca que tem muitos contribuintes que deixam para a última hora para cumprir o prazo “com emoção”. “Então, teve a prorrogação no último dia útil de abril, agora, para o final do último dia útil de maio. Temos menos de uma semana para que sejam elaborados todas as declarações, bastante correria, bastante gente deixando para a última hora, alguns por problemas de trabalho, principalmente a gente atende bastante produtores rurais. Se houvesse a prorrogação de mais 1 mês, acredito que a correria seria na última semana do próximo mês com certeza. Existe também as pessoas que optam por fazer a entrega da declaração mais do final do prazo para receber no último lote, porque ele possui uma correção monetária que a receita federal paga, que é vantajosa, então, as pessoas até preferem receber no último lote junto com os pagamentos de 13º no final do ano, então tem bastante gente tem essa preferência. É assim mesmo, parece que ‘tem que ser com emoção’, as pessoas preferem correr atrás em cima da hora e gente já está acostumado com essa rotina”, disse Valdomiro.
Declaração do Imposto de Renda de 2022 deve ser entregue até o dia 31 de maio.
O contribuinte que ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda de 2022 tem uma semana para fazer a entrega. O prazo encerra no dia 31 de maio. Quem perde o prazo paga multa e fica sujeito a algumas restrições. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.
A multa para quem perde o prazo de envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda.
Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 será feito em cinco lotes. Quem envia a declaração primeiro, recebe a restituição mais rápido. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio. O segundo lote está programado para 30 de junho, o terceiro para 29 de julho, o quarto para 31 de agosto e o quinto para 30 de setembro.
Texto: Andrea Borges com informações de Governo Federal
Foto: Reprodução
Notícias Relacionadas
PRF alerta para golpes em pagamentos de taxas veiculares com sites clonados e mensagens falsas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta os proprietários de veículos sobre golpes envolvendo o pagamento de taxas obrigatórias, como o licenciamento anual. Criminosos têm se aproveitado da digitalização desses Leia Mais