Candidatos ao Conselho Tutelar poderão se inscrever para o cargo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou edital para a escolha de Conselheiros Tutelares de Palmeira. As inscrições para eleição extraordinária do Conselho Tutelar serão abertas no dia 23 de julho e encerram em 23 de junho de 2022.
A presidente do Conselho, Aline Bach de Almeida, explica o porque dessa eleição extraordinária do Conselho Tutelar. “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou edital para a escolha de candidatos a conselheiros tutelares de nosso município. Temos uma vaga para titular e 5 vagas para suplentes. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local, sendo que este mandato vai até o dia 9 de janeiro de 2024. Esta eleição é extraordinária, pois uma das conselheiras pediu exoneração e não temos meus suplentes para estar convocando, por isso eleição nesse momento. As inscrições para os candidatos começam dia 23 de maio e vão até 23 de junho e podem ser feitas na secretaria de assistência social com Graciele” explicou.
Requisitos para o cargo e documentos necessários podem ser acessados na secretaria ou no site da Prefeitura Municipal https://bit.ly/3McgSzq. Os candidatos aprovados passarão por uma pequena formação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seguida, farão uma prova, que é necessária para a classificação e os aprovados na prova vão concorrer na eleição.
Esta eleição está prevista para acontecer no dia 6 de novembro em um domingo, onde toda a população poderá participar votando em seu candidato e escolhendo o futuro conselheiro tutelar. O candidato mais votado assumirá então como titular e os demais permanecem como suplentes. A posse dos conselheiros tutelares está previsto para dia 18 de novembro, toda eleição é conduzida por uma comissão específica do CMDCA, e todas as ações são fiscalizadas pelo Ministério Público.
Texto: Andrea Borges
Foto: Gilson Sarrafho -Prefeitura de Ibaiti/Paraná
Notícias Relacionadas
Costelada Solidária em prol do CEAD ainda tem ingressos disponíveis
Neste sábado (17), Palmeira recebe mais uma edição da tradicional Costelada Solidária, promovida em prol do CEAD (Centro Especializado em Atendimento à Diversidade). O evento será realizado na sede da Juventude Atlética Palmeirense (JAP) e tem como objetivo arrecadar Leia Mais
Clubes sociais se reúnem para Costelada em prol do CEAD
Acontece no próximo dia 17 de maio, a partir das 11h, mais uma edição da tradicional Costelada Solidária em prol do CEAD (Centro Especializado em Atendimento a Diversidade), de Palmeira. O evento será realizado nas dependências da JAP (Juventude Atlética Palmeirense) e tem como objetivo arrecadar recursos para a Leia Mais