Marcus Vinicius Molinari Machado lança o livro “A Freguesia Nova da Palmeira”

Marcus Vinicius Molinari Machado lança o livro “A Freguesia Nova da Palmeira”

Publicado em: 13 maio, 2022 às 8:28

O dia 12 de maio de 2022 entra para a história da Palmeira. O palmeirense Marcus Vinicius Molinari Machado, graduado em Odontologia pela PUC-PR em 1988 e em História na UEPG em 2012, lançou o livro “A Freguesia Nova da Palmeira”. Um imponente trabalho de pesquisa em que revela fatos desconhecidos da história oficial do município.
A obra contextualiza as origens da cidade, geográfica e historicamente, ao Rio da Prata. Geograficamente por ter suas águas drenadas praticamente em sua totalidade para a grande Bacia do Rio da Prata; historicamente por ter sido o seu território reconhecido e ocupado em plena época do metalismo, no qual as Coroas Ibéricas disputavam a região do Prata.
A partir dessa disputa, foram distribuídas grandes porções de terras, as chamadas “sesmarias”- para ocupar o Sul do Brasil o mais próximo possível do Rio da Prata, o que favoreceu a instalação das fazendas para criação de gado e cavalos, bem como o estabelecimento do importante Ciclo das Tropas. Esse ciclo foi possível em função dos criatórios de mulas das regiões platinas, excedentes após o fim da mineração de prata em Potosí, nos Andes da atual Bolívia. Foram justamente essas mulas que serviram como cargueiro para o transporte do ouro das Minas Gerais.
Com isso, surgiram muitas povoações lindeiras ao Caminho Real de Viamão, como Palmeira, que logo se tornou sucessivamente freguesia, vila e cidade e que se desenvolveu baseada na atividade campeira, notadamente no aluguel dos terrenos para o descanso e engorda das tropas, as invernadas.
Aqui nosso registro de agradecimento pela pesquisa e por registrar nas páginas do livro a história de Palmeira, ao Doutor (Dentista), Historiador e agora Escritor, Marcus Vinicius Molinari Machado. Parabéns!

Texto e foto: Elder Scolimoski