No mês Mariano, conheça as comunidades de Palmeira que tem a Mãe de Jesus como Padroeira
Maio é o Mês Mariano, dedicado exclusivamente à Maria, a mãe de Jesus Cristo. Ela que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe. É lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, oferta de flores e cânticos e também orações especiais.
O Mês Mariano é uma herança europeia, visto que na Europa, maio é primavera e é celebrado em vários países pelo reflorescimento da natureza.
Já no Brasil, a devoção mariana teve origem já nos tempos da conquista das terras, começou com a evangelização trazida pelos jesuítas. Posteriormente, a devoção foi ganhando força com o passar dos anos, até chegar ao que conhecemos hoje. Teve presença forte, sobretudo com o povo pobre, simples e oprimidos, que buscavam na Mãe de Jesus a esperança, o conforto e a força necessária diante de tantos sofrimentos e maus tratos.
Em Palmeira essa devoção é evidente nas comunidades que tem como padroeiras um dos inúmeros títulos dedicados mãe do Senhor. De acordo com o material que foi publicado na edição 194 do ano de 2018, no Jornal Ipiranga, são 23 capelas que têm como padroeira a Virgem Maria, invocada com 13 títulos:
Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira da cidade, da Paróquia e das comunidades de Campestre e da Matriz;
Nossa Senhora Aparecida é padroeira de seis comunidades, que são, Colônia Francesa, Encruzilhada, Limeira, Paiol do Fundo, Ranchinho e Volta Grande.
Nossa Senhora de Fátima está presente nas comunidades de Água Clara, Fátima e Guaraúna dos Borges.
Nossa Senhora do Rosário tem devoção em Colônia Maciel e Vieiras.
Nossa Senhora das Graças aparece em duas comunidades, de Moinho da Várzea e Vila Rosa.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem a novena na igreja Matriz e é padroeira de Vileiros.
Nossa Senhora Rosa Mística é celebrada na Palmeirinha.
Nossa Senhora das Neves está presente na devoção de muitos visitantes de outros municípios, e é celebrada na comunidade de Pedras.
Nossa Senhora da Assunção é a madrinha de Pinheiral de Cima.
Nossa Senhora do Monte Claro é a protetora de Monte Alegre.
Nossa Senhora da Piedade é celebrada em Turvo.
Nossa Senhora do Rocio é a padroeira do Paraná e da comunidade do Rocio I.
Nossa Senhora da Apresentação é protetora da comunidade do Lago.
Dentro das atividades desenvolvidas pelas comunidades para celebrar o Mês Mariano, está a Recitação do Terço e a Coroação de Maria, que acontece normalmente no último domingo do mês.
Texto: Rinaldo Agottani
Foto: João Borges Júnior/Arquivo PASCOM
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais