Dia do artista plástico: artistas comentam sobre profissão e trajetória

Dia do artista plástico: artistas comentam sobre profissão e trajetória

Publicado em: 8 maio, 2022 às 9:34

Celebrado no dia 8 de maio, o Dia do Artista Plástico foi criado para homenagear e celebrar todos aqueles que se dedicam as artes e principalmente a pintura, que é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.

Ivonei Antônio Margraf,  é uma das referência quando pensamos em artistas plásticos de Palmeira. Nascido em junho de 1951, onde viveu sua infância, juventude e casou com Ana Lucia Dusi com quem teve quatro fihos: Wille, Wagner, Wilbert e Welaine.
Filho de Frederico Guilherme Margraf o ‘Seu Wille’ e Margarida Bornancin ‘margaridinha’, desde infância gostava de desenhar nos cadernos improvisados que sua mãe fazia costurando papel de embrulho que era  utilizado no bar e padaria de Wille. Também sob a influência de seus irmãos mais velhos Ivan e Ivonel, que sempre estavam desenhando, continuou esforçando-se para melhorar cada vez mais.

Formado em História pela UEPG, Ivonei considera-se autodidata trocando experiências com seu irmão Ivonel (em memória), ele conta que também teve contato com os pintores Jansen filho de Witmarsum e Horst Schnapper de Ponta Grossa, os quais foram de grande valia em sua trajetória. “Quando muito jovem, muito criança eu já  gostava de desenhar e através da influência dos meus irmãos, do Ivan e do Ivonel sempre buscamos aprender, fomos autodidatas, tivemos algumas influências  mas é a maior parte fomos aprendendo sozinhos”, contou.

 

Em 1976, Ivonei participou da ‘IV exposição para novos’, promovida pela Academia de Letras “José de Alencar” de Curitiba, realizada em Palmeira, que lhe contemplou com a medalha de prata, pelo trabalho titulado: ‘onde está a luz’.
Ivonei comenta sobre algumas exposições já realizadas durante sua trajetória, juntamente a seu irmão Ivonel. “Começamos a fazer algumas exposições com temas da região, participamos da 4ª exposição de pintura para novos em 76 a qual trouxe para casa uma medalha de prata, participe também de exposição na Assembleia Legislativa em 1985, também fizemos a ornamentação da Câmara de Vereadores de Palmeira com várias obras de histórias e casas de Palmeira, fizemos exposições em alguns bancos, como Banco do Brasil em Ponta Grossa, Palmeira e Tibagi. Nós participamos também na Galeria de arte Banestado, em Ponta Grossa, em 1992. Participamos na semana Álvaro Augusto da Rocha, da UEPG, participamos de uma coletiva de arte dos Campos Gerais na estação arte, em 2003. Participei ativamente da feira de artesanato no Largo da Ordem até 2009, entre outros eventos e exposições. Eu espero ter contribuído com algumas palavras sobre o meu trabalho e digo que a arte plástica é uma expressão que usa vários tipos de materiais, portanto, não é só a pintura em tela, tem cerâmica, desenho, arte é tudo o que for relacionado com algum material para deixar concreto”, finalizou.

Mateus Margraf
Mateus Margraf é graduado em licenciatura em artes visuais pela UEPG, atualmente trabalha com mídias digitais, paralelamente, vem desenvolvendo o seu  trabalho como artista visual participando e organizando diversas exposições pelos Campos Gerais. “Recentemente fui contemplado com o primeiro lugar no salão de artes visuais de Ponta Grossa. Eu escolhi o ramo artístico porque eu sinto que é uma área onde eu posso me expressar e porque acredito firmemente na educação pelo sensível e na transformação que a arte pode fazer na sociedade. Minha formação foi bem ampla e diversificada, tive disciplinas como cinema, fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura, além das matérias voltadas para a área da educação”, disse.

Ele acredita na importância da arte para a sociedade  pela sua potência transformadora, por ser uma forma de expressar emoções, a história e a cultura. “Mas acima de tudo, por ser uma leitura de mundo muito particular e de cada artista e, dessa forma, poder refletir a respeito da realidade e, a partir disso, o poder mudá-la. Neste dia 8 de maio, parabenizo todos os artistas da nossa região e convido a todos a prestigiar a produção dos nossos artistas locais”, comentou Mateus. 

 

Texto Andrea Borges com informações de Parademinas
Fotos enviadas pelos entrevistados (em anexo estão fotos de trabalhos feitos pelo Ivonei Margraf)